VOLTAR

Funai participa de evento sobre proteção dos territórios indígenas transfronteiriços Brasil-Peru

Funai - https://www.gov.br
01 de Fev de 2024

Publicado em 01/02/2024 14h24 Atualizado em 01/02/2024 14h26

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) esteve presente no Encontro para Proteção dos Territórios Indígenas Transfronteiriços Brasil-Peru: Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato e as Iniciativas de Proteção e Gestão Ambiental, realizado de 29 a 31 de janeiro, em Rio Branco (AC).

Promovido pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o evento buscou retomar e estreitar a relação entre povos indígenas e instituições indigenistas para proposição de mecanismos nacionais e internacionais que visem à proteção territorial dos povos indígenas.

Na ocasião, foi discutida a importância de melhorar a estrutura das unidades da Funai para que hajam condições necessárias à promoção e garantia dos direitos dos povos indígenas, além da necessidade de oficialização de instrumentos legais para estabelecimento de parcerias.

Pela Funai, estiveram presentes a diretora de Administração e Gestão, Mislene Mendes, e servidores das Frentes de Proteção Etnoambiental Envira e Vale do Javari, e das Coordenações Regionais Alto Purus e Juruá. Também participaram representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), bem como instituições parceiras e organizações indígenas das regiões Alto Rio Purus, Vale do Juruá e Vale do Javari, áreas nas quais os povos indígenas transitam entre os territórios dos dois países.

O encontro foi realizado com o apoio da Comissão Pró-Indígenas do Acre (CPI-Acre), Centro de Trabalho Indigenista (CTI), Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi) e a Rainforest Foundation Norway (RFN), com o suporte do Bezos Earth Fund.

Assessoria de Comunicação / Funai

Com informações da Coiab

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-participa-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.