VOLTAR

Funai diz que índios do MT protestam contra construção de usina sobre cemitério sagrado

R7 - http://noticias.r7.com/
26 de Jul de 2010

Manifestantes negam pedido de dinheiro e esperam negociação para libertar reféns

A Funai (Fundação Nacional do Índio) informou nesta segunda-feira (26) que os cerca de 300 índios invadiram as obras da hidrelétrica Dardanelos, em Aripuanã (MT), no último domingo, e fizeram funcionários reféns em protesto contra a construção da usina em cima de um cemitério sagrado.

Os índios negam que tenham pedido indenização e reivindicam melhorias para as comunidades indígenas atingidas pela construção. Eles devem se reunir hoje com a Polícia Federal e a Funai.

Na madrugada desta segunda-feira (26), os 280 reféns, funcionários da empresa Águas da Pedra, responsável pelas obras, foram liberados em troca de seis engenheiros e gerentes do setor. A usina fica em Aripuanã, no noroeste mato-grossense, a 1.050 quilômetros de Cuiabá.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) e a Polícia Federal tem reunião marcada com os índios hoje, às 11h30, para definir a desocupação e a libertação dos reféns.

O capital Sebastião Taques do Espírito Santo, comandante da Companhia Independente da Polícia Militar de Aripuanã, afirmou à Agência Estado que o clima estava tranquilo no local.

- Os reféns estão no pátio, onde ficam o alojamento, o refeitório, a farmácia etc.

Impactos

Em nota, a empresa afirma que os índios não serão atingidos diretamente pela obra, uma vez que a aldeia mais próxima fica a 42 quilômetros de distância. Paulo Rogério Novaes, gerente de Meio Ambiente da Águas da Pedra, empresa responsável pelo empreendimento, afirmou que a energética aguarda a aprovação de um programa de ações para a comunidade indígena.

Do R7, com informações da TV Aripuanã, da Agência Brasil e da Agência Estado

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/indios-protestam-contra-construc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.