VOLTAR

Funai de Rio Branco investe em apicultura e agroflorestas

Site da Funai
13 de Jul de 2004

Está em andamento, na Administração Regional de Rio Branco (AC), uma série de projetos que visam atender uma população estimada em mais de 16 mil indígenas dos estados do Acre (Jaminawá); Amazonas - Apurinã e Jamamadi - e em Rondônia, para os Kaxarari. Todos os projetos já foram aprovados e serão implementados até o final deste ano.
No dia 17 de julho, serão executados os projetos de Manejo de Abelhas sem Ferrão e o de Implantação de Agroflorestas nas aldeias dos índios Apurinã, de Boca do Acre e os Jaminawá, de Assis Brasil. Esses projetos, que atenderão 260 pessoas de 43 famílias, vão capacitar os índios no manejo de abelhas sem ferrão por meio de oficinas, além de repassar conhecimento no trato de roças com espécies nativas. Nessa oficina, os índios de aldeias próximas serão convidados para participar da prática como forma de transferência de conhecimento.
Extrativismo - No início de agosto, pretende-se implantar o projeto de Práticas e Saberes na Extração de Óleo Vegetal; e no mês de setembro, o de Capacitação na Produção de Couro Ecológico.
Os demais projetos - como os de incentivo a produção de farinha na T.I Camicuã (PIN Boca do Acre), projeto de apoio ao transporte e construção de casa de farinha (PIN Pauini), o de construção de cercas na aldeia Caucho (PIN Tarauacá), projeto de melhoria das instalações de criação de galinha caipira e suíno na aldeia Novo Futuro (PIN Tarauacá), e o de melhorias da capacidade de produção de farinha serão todos implementados até o final deste ano.
Além da implementação desses projetos, a Administração de Rio Branco vem trabalhando desde o ano passado para equipar os postos indígenas com aparelhos de informática, barcos e motores e instalação de telefones.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.