Nota de repúdio

Fundação Nacional do Índio - Funai - www.funai.gov.br
30 de Jul de 2015

A Fundação Nacional do Índio vem a público externar sua indignação diante do fato ocorrido no último domingo, dia 26 de julho, quando quatro indígenas Kayapó, que vivem em Tucumã, no interior do Pará, foram abandonados na BR, depois de serem destratados, desrespeitados e expulsos de um ônibus.

A família Kayapó participava de um evento na Vila de São Jorge, em Goiás, quando ao tentar retornar para a aldeia em um ônibus da empresa Real Maia sofreu discriminação quando uma outra passageira, não índia, se negou a seguir viagem no mesmo espaço que ela.

Segundo a organização do encontro, que registrou boletim de ocorrência, a família que desceu do ônibus não pode retirar os seus pertences, que seguiu viagem e só foram retirados quando o restante do grupo que estava na parte superior do ônibus desembarcou.

A família Kayapó foi levada para o destino em uma van da equipe de organização do Encontro

Um dos temas tratados no 15o Encontro de Culturas Tradicionais é o preconceito.