VOLTAR

Fiscais do Ibama e do Instituto Chico Mendes destroem madeireiras que agiam dentro de territórios indígenas no Amazonas

Jornal Nacional - https://g1.globo.com
03 de Nov de 2023

A ação contou com o apoio de homens da Polícia Rodoviária federal e da Força Nacional em Manicoré, no sul do estado. A fiscalização identificou 11 madeireiras ilegais e nove delas foram destruídas.
Por Jornal Nacional

03/11/2023 20h50 Atualizado há um mês

"São madeiras de alto valor aquisitivo e pela característica que a gente viu aqui essa madeira ela provavelmente é originária da terra indígena porque é uma madeira de grande dimensões difícil de encontrar por aqui", Geraldo França, agente do Ibama.

A região possui dois planos de manejos obtidos pelas madereiras, mas durante sobrevoo o Ibama constatou que a área com a autorização para retirada de madeira está intacta, e que o manejo era utilizado apenas pra esquentar a madeira extraída ilegalmente do território indígena.

"Esse é outro braço da operação onde a gente vai na origem dos créditos ilegais e consegue demonstrar no processo que todo o crédito madeireiro dessa região está sendo tirado de plano de manejos falso fake", conta Givanildo Lima, agente do Ibama.

De acordo com o Ibama até agora foram apreendidas 1.500 metros cúbicos de madeira, equivalente a uma área desmatada de 100 campos de futebol.
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/11/03/fiscais-do-ibam…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.