VOLTAR

FHC reafirma que hidrelétrica de Belo Monte vai ser licitada no seu governo

O Liberal-Belém-PA
02 de Jul de 2002

Durante sua estada em Tucuruí, dia 28 de junho, o presidente Fernando Henrique disse que a obra do complexo hidrelétrico Belo Monte está em marcha, e já existe uma comissão constituída para organizar a licitação ainda do meu Governo. Em Tucuruí o presidente Fernando Henrique foi recebido pelo governador Almir Gabriel, para acompanhar a instalação do rotor da 1a unidade geradora da Segunda Fase (a 13a unidade, portanto) da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, e assistiu a assinatura de convênios da Eletronorte com as prefeituras do entorno do lago (Goianésia do Pará, Breu Branco, Tucuruí, Novo Repartimento, Jacundá, Nova Ipixuna e Itupiranga).

Os convênios assinados são previstos no Plano de Desenvolvimento Sustentável da Microrregião do entorno da UHE de Tucuruí, por iniciativa da Eletronorte, atendendo programas e projetos de mitigação, compensação e de fortalecimento da infra-estrutura sócio-econômica. Somente para os programas potencializadores do desenvolvimento serão aplicados recursos de R$ 200 milhões, oriundos da receita da venda de energia da Usina ao longo de 20 anos.

Os primeiros convênios assinados trataram da doação de tratores, caminhões e material didático, da construção de escolas, postos de saúde e prédios públicos, de obras de infra-estrutura básica e de programas de saúde pública, totalizando investimentos de R$ 21 milhões.

A complementação da casa de força de Tucuruí, indica em 1998, vai acrescentar às 12 turbinas existentes, mais 11 hidrogeradoras, ampliando a capacidade de geração de 4.245 MW para 8.370 MW, possibilitando o atendimento a cerca de 40 milhões de habitantes. O principal componente da turbina é o seu rotor, considerado como o coração da usina hidrelétrica.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.