VOLTAR

Famasul vai entrar com ação contra Funai em Miranda

Campo Grande News - www.campogrande.news.com.br
Autor: Ângela Kempfer
29 de Set de 2008

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária) anunciou hoje que vai entrar com ação na Justiça contra a Funai para suspender os estudos para demarcações de terras em três propriedades da região.

O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Ademar Silva Júnior, durante manifestação de produtores nesta segunda-feira, que reuniu representantes de 17 municípios em Miranda.

A intenção é aproveitar sentença favorável a recurso do advogado Newley Amarilla, que conseguiu barrar as ações da Funai na Fazenda Vazante.

O desafio agora é conseguir a mesma decisão à fazenda Petrópolis e Caiman, com base no que os produtores consideram "discrepância" entre as áreas demarcadas reivindicadas pela FUNAI e os laudos antropológicos.

Por meio de assessoria de imprensa, a Famasul apresentou números que seriam da Funai sobre a região. "A aldeia Buriti, que em 2001, contabilizava 1.875 índios, quer aumentar sua área de 2.090 hectares para 17.294.

Já a aldeia Cachoeirinha, com 3.500 índios, quer sair de 2.648 hectares para 37.122, e a Aldeia Taunay quer ampliar o 6.461 hectares de reserva para 23.719. A aldeia tinha em 2001, 3.800 habitantes", relata a Federação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.