VOLTAR

Fábio Trad recebe relatório sobre Missão Evangélica Caiuá

MS Notícias
15 de Abr de 2008

Um relatório sobre as ações da ONG Missão Evangélica Caiuá, que desde a década de 20 do século passado atua em auxílio às populações indígenas da região da região de Dourados (MS), foi entregue pelo presidente da Comissão Especial de Assuntos Indígenas da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul, Wilson Matos da Silva, ao presidente da OAB-MS, Fábio Trad. O relatório é a conclusão de um dos levantamentos feitos pela comissão da OAB na avaliação de organizações ligadas às questões indígenas no estado.

Para se ter uma idéia da importância das ações da referida ONG para os nativos que habitam a região, Mato Grosso do Sul conta hoje com pelo menos 500 acadêmicos indígenas nas mais diversas áreas do conhecimento científico. Destes, 90% passaram pelas escolas primárias da Missão Evangélica Caiuá. Um deles é o advogado presidente da referida comissão Wilson Matos da Silva, índio residente na Aldeia Jaguapirú, pós-graduado em Direito Constitucional.

"O trabalho da ONG Missão Evangélica Caiuá é reconhecido como exemplar pelos próprios índios, inclusive e principalmente pelos que, como Wilson Matos, integram a Comissão Especial de Assuntos Indígenas, a primeira das OABs do país", afirmou Fábio Trad ao receber o relatório. Por sua vez, Wilson Matos reforçou a importância da referida organização para a causa indígena: "A Missão, como é carinhosamente chamada pelos indígenas Guarani, Terena e Caiuá que habitam o sul de Mato Grosso do Sul, já foi o único auxílio na luta pela sobrevivência de nossos povos na primeira metade do século passado", disse.

Hoje, prossegue o advogado, a Missão possui mais de 30 escolas instaladas em quase todas as aldeias guarani-kaiowá da região sul do estado. Duas delas são escolas-pólos, as de Amambai e de Dourados, e, juntas, atendem quase dois mil alunos da primeira à nona série do ensino básico.

Ilustrado com fotografias, o relatório entregue ao presidente da OAB-MS retrata a história e atividades da Missão desde sua instalação com a chegada do reverendo Albert Maxwel (da Missão Presbyteriana do Sul dos EUA) ao pequeno agrupamento de casas que deu origem à cidade de Dourados lá levado pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon depois de ter se instalado inicialmente no norte do Mato Grosso. Hoje, além das escolas, a Missão possui um hospital que já foi referência no tratamento da tisiologia (tuberculose). Atualmente, o Hospital e Maternidade Porta da Esperança, com mais de 80 leitos, continua sendo referência para os indígenas de todo o estado mantendo atendimento em convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde).

Além disso, explica Wilson Matos, a Missão Caiuá desenvolve ações complementares de saúde indígena através de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) desde o ano de 2000 e devido ao seu eficaz trabalho na região de Dourados a ONG foi convidada pela Funasa e firmou convênio para prestar atendimento semelhante a indígenas dos estados de Minas Gerais e Maranhão. "Enfim, é uma ONG que deu certo por trabalhar sério em prol das nossas comunidades indígenas", destacou o presidente da comissão. "Com seus registros e detalhes, trata-se de um documento histórico de suma importância para nosso estado", concluiu o presidente da OAB-MS, Fábio Trad, ao receber o relatório.

A Comissão Especial de Assuntos Indígenas que fez o levantamento, além do presidente Wilson Matos, é integrada pelos seguintes advogados: Rafael Medeiros Arena da Costa, Carine Beatriz Giaretta, Marcus Antônio ruiz, José Ferraz de Campos, Wander Medeiros Arena da Costa e Wilson Mateus Capistrano da Silva.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.