VOLTAR

Extinção ameaça 16 mil espécies

OESP, Vida, p. A10
15 de Nov de 2004

Extinção ameaça 16 mil espécies
Lista Vermelha relaciona as plantas e animais que correm risco no mundo

The Sunday Times

Quase 16 mil espécies de flora e fauna estão ameaçadas de extinção no mundo, segundo a última Lista Vermelha da União Mundial para a Natureza (IUCN). O relatório inclui cerca de 8 mil plantas e 23% das espécies conhecidas de mamíferos, 32% de anfíbios, 12% de pássaros e 42% de tartarugas. A causa principal são atividades humanas que degradam o meio ambiente.
Segundo o estudo anual, os índices de extinção aumentaram cerca de mil vez ao longo das últimas décadas, entre as 1,9 milhão de espécies conhecidas de animais e plantas. "Apesar de 15.589 espécies serem consideradas ameaçadas, isso subestima tremendamente o verdadeiro número, já que apenas uma fração das espécies foi avaliada", aponta a pesquisadora Craig Hilton-Taylor, da IUCN, que coordenou o estudo. O aumento sobre a lista anterior é de 3.330 espécies, com base em novas análises e reavaliações.
Ainda segundo o estudo, 15 espécies foram extintas nos últimos 20 anos e pelo menos 12 sobrevivem apenas em cativeiro.
A divulgação do relatório coincide com o congresso internacional da IUCN - a maior conferência de conservação do mundo -, que começa esta semana em Bangkok, na Tailândia, com mais de 4 mil participantes esperados. Eles deverão ouvir que a maioria das extinções até recentemente estava restrita a ilhas e afetava principalmente plantas e animais raros, como o dodô. Hoje, entretanto, elas ameaçam igualmente espécies continentais. Mesmo espécies robustas como os tigres e até o pardal doméstico enfrentam forte queda populacional.
Tony Juniper, diretor da organização Friends of the Earth (Amigos da Terra), disse que a humanidade já teve avisos suficientes. "A biodiversidade da Terra é insubstituível, mas está sendo perdida mais rápido do que nunca. É uma extinção em massa e nós somos a última geração com o tempo para fazer alguma coisa a respeito."

OESP, 15/11/2004, Vida, p. A10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.