VOLTAR

Expedicao medica vai investigar doenca que atinge tribos indigenas

OESP, Geral, p.A9
10 de Abr de 2004

Expedição médica vai investigar doença que atinge tribos indígenas Infecção viral já provocou pelo menos 20 mortes no Vale do Javari, no Amazonas
LEONÊNCIO NOSSA
BRASÍLIA - Uma síndrome está deixando um rastro de mortes no Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas. Mais de 20 índios marubos morreram em conseqüência de uma infecção, possivelmente provocada por vírus causadores das hepatites B e Delta. A doença ameaça matises, canamaris e corubos. Hoje uma expedição de médicos e indigenistas parte em dois barcos de Tabatinga, na fronteira com o Peru e a Colômbia, rumo ao território indígena, para identificar os doentes e conter a síndrome.
Segundo relatórios da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), há registros da doença na área desde 2001. Mas, nos últimos meses, o problema se espalhou na região. A maior preocupação do indigenista Sydney Possuelo, chefe da expedição, é que a doença se espalhe nas tribos isoladas.
A expedição vai navegar cerca de 1.200 quilômetros pelos Rios Solimões, Javali, Itaquaí e Ituí. Um barco motorizado foi transformado em laboratório de análises clínicas, com equipamentos de ultra-sonografia e radiologia digital. Outra embarcação servirá de alojamento para os indigenistas e os quatro médicos que participarão do trabalho. Lanchas "voadeiras" e barcos menores também estarão à disposição do grupo. "Como a região é muito afastada e sem recursos, vamos enviar exames por satélite para análises em Florianópolis", diz o médico Sérgio Brincas, responsável clínico da expedição.
Brincas explica que o objetivo da viagem é ajudar as equipes de saúde que atuam na área e auxiliar na ação para evitar que a síndrome atinja as aldeias isoladas. Mais de mil índios devem ser examinados pelos profissionais da expedição.
Com 8,5 milhões de hectares, o território indígena do Vale do Javari é do tamanho de Portugal. Lá vive a maioria das tribos isoladas do Brasil. Já foram confirmadas duas mortes de crianças índias por causa da doença.

OESP, 10/04/2004, p. A9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.