VOLTAR

Ex-deputado tucano deve presidir Funai

FSP, p.1-10
26 de Ago de 1995

Ex-deputado tucano deve presidir Funai
O ministro da Justiça, Nelson Jobim, convidou o antropólogo e ex-deputado tucano Marcio Santilli para presidir à (Funai Fundação Nacional do Índio) Santilli deve aceitar o convite para ficar no lugar de Dinarte Madeiro.
Madeiro está demissionário há pelo menos dois meses e só aguarda a escolha do substituto. Na semana passada, o presidente Fernando Henrique disse que a Funai precisava ser mais eficiente.
Depois da crítica, Dinarte voltou a pedir ao ministro Jobim para deixar a fundação. O atual presidente da Funai vem se desgastando com a oposição sistemática dos parlamentares que defendem a revisão das terras indígenas.
Alguns setores do Palácio do Planalto, porém, fazem restrições a Santilli -acham que ele é mais duro para negociar com os políticos que o próprio Madeiro.

Cimi pede mais ações de saúde
A coordenadora de Saúde do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), Mirtes Versiani, propôs ontem que o Ministério da Saúde coordene as ações de saúde nas terras indígenas em lugar dá Fundação Nacional do Índio.
"Há uma briga entre Funai e Fundação Nacional de Saúde sobre a coordenação; e quem sai prejudicado é o povo indígena ", disse. O Cimi é ligado à Igreja Católica. A presidência da Funai não comentou a proposta.

FSP, 26/08/1995, p. 1-10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.