VOLTAR

Evento expõe idéias pela mata atlântica

FSP, Cotidiano, p. C9
25 de Mai de 2006

Evento expõe idéias pela mata atlântica
Mudas serão distribuídas em evento promovido pela ONG SOS Mata Atlântica, de amanhã a domingo, no parque Ibirapuera

38 entidades também irão formalizar uma aliança que tem como objetivo conter o processo de extinção de espécies da fauna e da flora

AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

Distribuição de mudas, teatro, aulas de ioga e pilates e atividades de separação de lixo, além de palestras e debates, marcarão o Dia da Mata Atlântica, celebrado no próximo sábado. O evento, chamado Viva a Mata, promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, tem início amanhã e será realizado até domingo no parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo.
Na marquise do parque serão apresentados cem projetos que têm ajudado a recuperar e proteger o bioma -o mais ameaçado do país e do qual só restam 7% de sua extensão original.
É a segunda vez em que o evento ocorre. No ano passado, a mostra recebeu cerca de 50 mil pessoas e distribuiu 25 mil mudas. "Nossa intenção é aproximar o tema mata atlântica do dia-a-dia das pessoas. Afinal, a maioria da população vive hoje onde a mata existia originalmente", afirma Márcia Hirota, uma das diretoras da SOS.
A ministra Marina Silva confirmou presença para amanhã, durante a adesão de 38 instituições à Aliança Brasileira para a Extinção Zero, iniciativa da Fundação Biodiversitas. Na segunda passada, Dia da Biodiversidade, a ministra oficializou a aliança, que visa unir o poder público à sociedade para conter a extinção de espécies.
Hoje, estão na mata atlântica 60% dos animais ameaçados de extinção. "Essa aliança já existe no exterior e adotaremos os mesmos critérios. Vamos eleger sítios onde vivem animais ameaçados de extinção para fazer o trabalho", disse Gláucia Moreira Drummond, superintendente técnica da fundação.
Há hoje no Brasil 126 espécies criticamente em perigo e 163 em perigo. A meta é que, até 2010, o país não tenha mais animais em perigo de extinção.
"A mata atlântica tem hoje área reduzida, está fragmentada, mas ainda é um local que concentra grande parte da biodiversidade brasileira", diz ela.
No sábado, haverá um debate sobre um fundo para a fauna. Hoje, o que é arrecadado com multas vai para o cofre único da União, o que não garante a aplicação direta na preservação da biodiversidade. A intenção é usar os recursos para a conservação ou para controlar espécies invasoras, que podem ser uma ameaça às que são nativas.

Sem lei
A comemoração do Dia da Mata Atlântica só não será completa porque o projeto de lei para o uso sustentável, preservação e recuperação dessa floresta ainda não foi aprovado. Em tramitação desde 1992, o projeto foi aprovado pelo Senado em 14 de fevereiro deste ano. Agora, o texto com as emendas está na Câmara dos Deputados para aprovação. Depois, irá para sanção presidencial.
"Está como urgência urgentíssima, mas entraram medidas provisórias na frente desse projeto. É uma pena que não saia antes do Dia da Mata Atlântica", afirmou Mario Mantovani, um dos diretores da Fundação SOS Mata Atlântica.

FSP, 25/05/2006, Cotidiano, p. C9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.