VOLTAR

Esec-AE lança seu terceiro almanaque de educação ambiental

WWF Brasil - www.wwf.org.br
12 de Jul de 2008

A publicação é resultado do projeto piloto Águas do Cerrado, iniciado em 1998, e apresenta experiências de professores e alunos de escolas públicas de Planaltina (DF), que participaram do curso de Reeditor Ambiental.

O trabalho da Esec-AE tem apoio do WWF-Brasil e realiza-se junto à comunidade escolar e à sociedade do entorno da Estação, que recebem as informações e as adaptam de acordo com a realidade de onde vivem, como forma de despertar a consciência e conquistar, entre os comunitários, aliados na defesa de um dos mais interessantes fragmentos do Cerrado.

E quando se fala de fragmento, é no sentido literal: a Esec-AE, com 10.547 hectares, é praticamente uma ilha, isolada entre as pressões agropecuárias e ocupações urbanas por todos os lados. Daí a necessidade de envolver aquela população no trabalho de conservação.

Berço - As águas emendadas, localizadas no Distrito Federal, a 40 quilômetros de Brasília, são um fenômeno muito raro: em uma mesma vereda, dois olhos dágua seguem cursos opostos que vão alimentar as bacias hidrográficas do Amazonas e do Paraná-Prata. O córrego Vereda Grande corre para noroeste no sentido do Tocantins. No sentido oposto, para sudoeste, o Córrego Fumal que segue seu curso para o Paranaíba, Paraná e Bacia Platina.

A região é rica em espécies de fauna e flora, refúgio de mamíferos, aves e répteis e árvores típicas do cerrado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.