VOLTAR

Enerpeixe dará início à 2ª etapa da construção

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Alessandra Bacelar
28 de Abr de 2005

Usina - Rio Tocantins será desviado para o vertedouro; ministra Dilma Roussef participará da solenidade hoje

A ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef, estará hoje no município de Peixe, região Sul do Estado, participando da solenidade que marca o início da etapa final de construção da Usina Hidrelétrica Peixe Angical. O rio Tocantins será desviado em direção ao vertedouro para a construção da barragem de concreto do leito do rio. O governador Marcelo Miranda, além de outras autoridades federais, estaduais e locais, também participarão do evento.

Já são 18 meses ininterruptos de construção, onde chegaram a ser gerados 4 mil empregos diretos. Segundo o superintendente da construção da Enerpeixe, Nelson Caprone Júnior, 80% das obras civis, que compreendem o vertedouro, partes da barragens de concreto e as de terra, além do local onde vai ficar instalada a casa de força, já estão prontas. Com a antecipação do desvio de segunda fase do rio, que estava prevista para o mês de maio, a expectativa é que, em um ano a usina já comece a gerar energia para o Estado do Tocantins. "Hoje estaremos abrindo caminho para que as águas do rio Tocantins já comecem a passar pelas três comportas prontas, com isso poderemos dar continuidade à construção da outra parte da barragem", enfatizou.

Solenidade
A solenidade tem início previsto para às 13 horas no canteiro de obras, e contará com as presenças do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, o diretor presidente da Enerpeixe, Custódio Miguens, jornalistas portugueses - a obra é financiada com recursos de empresas daquele país - , além de autoridades estaduais e locais.

Após a explosão, que dará abertura para a entrada da água do rio nas comportas, haverá queima de fogos, pronunciamento da ministra e de representantes das empresas responsáveis pelo empreendimento. Após os pronunciamentos, haverá um espaço para uma entrevista coletiva.

Serviço

O que: Ministra Dilma Roussef participa hoje do início da segunda fase da construção da usina AHE Peixe Angical.
Investimento: A construção do empreendimento deverá demandar R$ 1,5 bilhão, R$ 670 milhões dos quais financiados pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e por um consórcio de Bancos. A realização do projeto está a cargo da empresa Enerpeixe S.A., que tem 60% de seu capital nas mãos da Energias do Brasil (Grupo EDP - Energias de Portugal) e 40 % com o Grupo Eletrobrás/Furnas. Quando as três turbinas estiverem operando gerarão uma potência de 452 megawatts, ou 2.374 gigawatts por ano, o suficiente para abastecer uma cidade de 4 milhões de habitantes. Segundo o cronograma da empresa em 10 de maio de 2006 dará início as operações comerciais a usina e a conclusão deverá ocorrer no mês de outubro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.