VOLTAR

Energia terá mais três leilões em 2006

FSP, Dinheiro, p. B4
14 de Mar de 2006

Energia terá mais três leilões em 2006

PEDRO SOARES

A EPE (Empresa de Planejamento Energético) fará neste ano três leilões de energia nova, com o objetivo de complementar o atendimento à demanda de 2009 e cobrir a totalidade do consumo previsto pelas distribuidoras para 2011.
O primeiro leilão será realizado no dia 12 de junho. Serão ofertados 4,5% da demanda prevista pelas distribuidoras -ou 1.800 MW/médios. Esse foi o volume de energia que deixou de ser comercializado em dezembro e que faltava para cobrir a demanda estimada para 2009.
Apesar da possibilidade de não atender toda a demanda de 2009, o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, afastou o risco de faltar energia: "O que falta é muito pouco. Não há risco".
Segundo Tolmasquim, nesse primeiro leilão será vendida energia de usinas termelétricas. Não há, segundo ele, nenhuma grande hidrelétrica em condições iniciar operação em 2009.
"Algumas hidrelétricas vão estar disponíveis para o leilão, mas acredito que ninguém [clientes] irá se arriscar e contratar energia delas. Não há tempo para construir uma hidrelétrica em três anos", afirmou Tolmasquim.
As hidrelétricas entrarão no leilão seguinte, marcado para começo do segundo semestre, numa data ainda a ser definida. Na ocasião, serão ofertadas tanto as novas, a serem licitadas, e as chamadas "botox", que já têm licença ou foram construídas, mas não ainda não começaram a operar porque não possuem contratos com as distribuidoras.
Estão na lista desse leilão projetos como as usinas novas de Dardanelos (261 MW), Mauá (369,9 MW), Cambuci (50 MW) e Barra do Pomba (80 MW), além das "botox" de Estreito (1.087 MW), Serra do Facão (210 MW) e Foz do Chapecó (855).
Rio madeira
A primeira usina do complexo do rio Madeira, megaproveitamento hidrelétrico identificado por Furnas, também será licitada no início do segundo semestre. Trata-se da usina de Santo Antonio, com capacidade de geração de 3.350 MW.
A usina de Girau (3.100 MW), também no rio Madeira, deve ir a leilão somente em 2007.
A previsão é que todas as hidrelétricas a serem licitadas neste ano comecem a operar em 2011. Para definir quais projetos serão ofertados, a EPE espera, primeiro, informações das distribuidoras sobre a previsão de demanda para os próximos anos. No caso do leilão de termelétricas, a EPE receberá as informações das concessionárias até o dia 13 de abril.
Já os empreendedores terão até 10 de abril para manifestarem o desejo de colocar um projeto no leilão.
Cumprida essa etapa, os investidores terão até 20 antes da oferta para apresentar a licença ambiental, motivo de dor de cabeça para empresários e a EPE, que já foi obrigada a retirar projetos do primeiro leilão de energia por falta de licenciamento ambiental.
O leilão de termelétricas deste ano será o primeiro totalmente on-line. Todas as propostas serão feitas por meio da internet, diferentemente do leilão de dezembro de 2005, realizado num hotel do Rio de Janeiro.

FSP, 14/03/2006, Dinheiro, p. B4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.