VOLTAR

Embrapa e UEMS realizam workshop que estabelece ações articuladas entre pesquisadores e indígenas

UEMS - http://www.uems.br/
08 de Mai de 2013

Durante três dias, de 15 a 17 de maio, será realizado o workshop "Etnossustentabilidade de comunidades indígenas Terena: manejo agroecológico e segurança alimentar". O primeiro dia de evento será no miniauditório da Embrapa Agropecuária Oeste. Os outros dois dias serão, respectivamente, em Nioaque e Miranda, MS. A organização e a realização desse evento são de responsabilidade da Embrapa Agropecuária Oeste e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Unidade de Glória de Dourados).

Como é uma pesquisa participativa e o objetivo é envolver as comunidades indígenas, foi organizado este workshop, que faz parte de uma das atividades do projeto aprovado pela Embrapa, em 2012, por meio da carteira de projeto do Macroprograma 6 - instrumento gerencial da Embrapa de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar e à sustentabilidade do Meio Rural.

A intenção do workshop é estabelecer ações articuladas entre a equipe do projeto, composta por vários pesquisadores da Embrapa e de outras instituições de pesquisa, além da Funai e a Agraer, que também são parceiras no projeto. "Neste projeto, estamos expandindo os trabalhos de pesquisas com adubação verde para outras culturas, como feijão comum, feijão-caupi e mandioca. E vamos dar continuidade às pesquisas na cultura do milho. Além disso, estamos acrescentando outras tecnologias poupadoras de insumos, que são gerados dentro das comunidades", explica o pesquisador Fábio Mercante, coordenador do projeto.

Esse projeto aprovado pelo MP6 é a continuidade dos trabalhos de Pesquisa e Desenvolvimento conduzidos pela Embrapa Agropecuária Oeste em comunidades indígenas Terena, desenvolvidos de 2008 a 2011, com financiamento do CNPq. Os trabalhos foram realizados nos municípios de Nioaque e Miranda, com a participação efetiva da comunidade local. Os resultados destas ações resultaram em melhoria na qualidade de vida dos indígenas aldeados, que resultou na continuidade das ações de pesquisa e desenvolvimento.

Programação

15/05 (quarta-feira) - Dourados/MS
08:00 - Abertura e boas vindas aos participantes
08:15 - Atividades desenvolvidas no projeto CNPq no 560486/2008-1 (Aldeias indígenas) e resultados obtidos (período 2008-2011)
09:30 - Intervalo
09:45 - Detalhamento do projeto MP6: 06.12.01.008 - "Etnossustentabilidade de comunidades indígenas Terena: manejo agroecolóico e segurança alimentar".
- Planos de Ação
- Atividades/Responsáveis e colaboradores
- Orçamento/repasse dos recursos
11:30 - Almoço
13:00 - Definição do cronograma de atividades
- Arranjos produtivos
- Épocas de avaliação
15:00 - Estratégia de ação
16:30 - Encerramento
16/05 (quinta-feira) - Nioaque/MS
07:00 - Deslocamento de Dourados para Aldeias no município de Nioque/MS
09:30 - Reunião Técnica da equipe do projeto com lideranças indígenas das aldeias de Nioaque e adjacências
12:00 - Almoço
13:30 - Continuação da reunião técnica
15:00 - Deslocamento de Nioaque para aldeias no município de Miranda/MS
17/05 (sexta-feira) - Miranda/MS
08:30 - Reunião Técnica da equipe do projeto com lideranças indígenas das aldeias de Miranda e adjacências
12:00 - Almoço
13:00 - Retorno para Dourados/MS

Fonte: Sílvia Zoche Borges, MTb-MG 08223JP
Foto: Carmen Pezarico/Embrapa

http://www.uems.br/portal/noticia.php?idnot=7063

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.