VOLTAR

Embate econômico e ambiental

Ciência Hoje n. 313, abr., 2014, p. 34-36
30 de Abr de 2014

Embate econômico e ambiental
Ilha do Arvoredo, uma das duas únicas Reservas Biológicas Marinhas do Brasil, pode ter seu status de conservação alterado

O conjunto de ilhas entre a baía de Zimbros, em Bombinhas (SC), e o norte de Florianópolis - mais conhecido como Ilha do Arvoredo-ostenta um título quase exclusivo no Brasil: o de Reserva Biológica Marinha (Rebiomar), a mais rígida categoria do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Uma das duas únicas Rebiomar do país - a outra é o Atol das Rocas (RN) a Ilha do Arvoredo pode ter sua categoria de conservação modificada. O Projeto de Lei 4.198/2012, de autoria dos deputados federais catarinenses Esperidião Amin (PP) e Rogério Mendonça (PMDB), prevê sua transformação em parque nacional. Se aprovado, a visitação e o mergulho recreativo, proibidos no local, serão permitidos. Mas a pesca continuará proibida.

O Arvoredo se tornou reserva biológica em 1990 por meio de um decreto do então presidente José Sarney. O deputado Amin acha que a decisão foi equivocada, por não ter sido antecedida de debate público. "Já naquela época todos queriam que a ilha fosse protegida, mas o status que nacional seria suficiente, pois o turismo, que nesse caso é permitido, traria renda para moradores da região", defende Amin.

Já ambientalistas e pesquisadores temem esse tipo de ação. Até agora, só 1,6% do território marinho brasileiro está protegido em reservas e parques, porção ainda bem distante dos 10% previstos para serem alcançados em 2020, segundo compromisso assinado pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica (Metas de Aichi), em 2010. Eles defendem a manutenção do status de conservação de ambas as reservas por apresentarem ecossistemas únicos e diferentes entre si, já que estão em latitudes consideravelmente díspares. Preservar o conjunto de espécies que reúnem é, portanto, de grande importância para a diversidade biológica marinha do país.

O projeto de lei de 2012, que deverá ser votado este ano na Câmara dos Deputados, não foi o primeiro a propor a mudança de categoria da reserva. Houve propostas similares.

PEQUENA AMAZÔNIA AZUL Com área de cerca de 17 mil hectares, a reserva abriga as ilhas Arvoredo (que dá nome à Rebiomar), Galé e Deserta, e o rochedo Calhau de São Pedro. E a única da categoria com remanescentes de mata atlântica no Brasil e mais de 370 hectares de floresta preservada. Nas ilhas há também sítios arqueológicos, como sambaquis (montes formados pelo depósito de conchas) e inscrições rupestres.

Do total da reserva, 98% são áreas marinhas. Tartarugas, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos e caranguejos são alguns dos animais que vivem nas águas azuladas do local, o que lhe valeu a denominação 'Pequena Amazônia azul'. Até agora foram catalogadas ali cerca de 1.400 espécies de animais marinhos e terrestres - 26 das quais sofrem algum tipo de ameaça.

Íntegra em PDF

Ciência Hoje n. 313, abr., 2014, p. 34-36

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.