VOLTAR

Em RR, povos indígenas articulam mobilização contra PEC 215

G1 - http://g1.globo.com
26 de Set de 2013

Encontro ocorre no dia 2 de outubro, na comunidade Sabiá.
Povos indígenas de Roraima também participam de ato em Brasília.

As organizações indígenas e indigenistas de Roraima realizam no dia 2 de outubro, na comunidade Sabiá, localizada na Terra Indígena São Marcos, no município de Pacaraima, o encontro dos povos indígenas em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal e contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215.

A matéria está em tramitação desde 2000 e retira a atribuição exclusiva da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Executivo de promover a demarcação das reservas indígenas no país e a transfere para o Legislativo. De acordo com o texto, o Congresso Nacional também passa a ter competência para ratificar as demarcações homologadas.

Conforme o coordenador-geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Mário Nicácio, no dia 1o cada comunidade fará seu protesto contra a PEC 215. "As aulas serão paralisadas e as comunidades realizarão oficinas e seminários sobre a matéria. No dia 2 será um evento maior, com todos os povos reunidos. Um ato simbólico de abraço a Roraima", informa.

Do dia 30 de setembro a 5 de outubro haverá uma mobilização nacional dos indígenas em Brasília. Eles devem acampar na Esplanada dos Ministérios. Sete indígenas de Roraima participarão do protesto contra a PEC 215. A previsão é que os representantes dos povos sejam recebidos no Ministério da Justiça nos dias 3 e 4.

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2013/09/em-rr-povos-indigenas-ar…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.