VOLTAR

Em fórum, índios Waiãpi apresentam principais problemas de aldeias no AP

G1 - www.g1.globo.com
Autor: Fabiana Figueiredo
18 de Abr de 2015

Cerca de 70 índios da etnia Waiãpi entregaram ao governador do estado, Waldez Góes, uma pauta com as principais reivindicações das 81 aldeias que compõem a etnia no Amapá. Problemas ligados à educação, saúde e infraestrutura estão entre as reclamações dos indíos. O documento foi entregue durante o 1o Fórum Indígena do Amapá, que iniciou neste sábado (18) e segue até o dia 25 de abril em Macapá e em Oiapoque, distante 590 quilômetros da capital.

De acordo com o membro da liderança do Movimento União Waiãpi, o índio Jawaruwa Waiãpi, de 29 anos, a maioria das propostas são relacionadas à educação.

"Queremos a melhoria da educação diferenciada da comunidade indígena. Temos três escolas que precisam de reforma e também queremos o reconhecimento de outros polos de ensino modular para que os índios possam ter acesso aos estudos", comentou o índio.

Os índios solicitaram que o curso de formação de 60 professores indígenas fosse retomado. A formação, administrada pela Secretaria Estadual de Educação (Seed), foi suspensa em 2014. De acordo com o Núcleo de Educação Indígena, a Seed e os índios vão se reunir em maio para definir quando o curso vai voltar.

Além disso, os índios também pediram melhorias para as estradas que ligam às aldeias o que dificulta o acesso de serviços como a saúde.
"Estamos mostrando nossas reivindicações para que sejam aplicados os recursos que sabemos que tem o mais urgente possível", disse Jawaruwa.

Contratações

O fórum foi marcado pela contratação de mais de 150 profissionais da educação, entre professores e pedagogos, que irão atender às aldeias do Tumucumaque, Waiãpi e do Vale do Uaçá, em Oiapoque. O processo aconteceu por indicação de nomes e seleção dos contratados. A maioria dos profissionais são indígenas que vão atuar nas aldeias de origem.

Sileno Apalaí Waiana, de 26 anos, é um dos contratados para trabalhar como professor na aldeia Jorokumã. Segundo ele, as comunidades indígenas precisam dos educadores, o que inspira muitos nativos a quererem ser professores.

"Acho que eu contribuo muito com a minha comunidade. E tem muitos que querem também se tornar professores como eu. Me sinto realizado ajudando eles, por isso quero continuar lecionando para o meu povos", contou Sileno Apalaí, que já foi professor da aldeia em 2014.

O encontro propõe aos líderes das aldeias e aos representantes do poder público discussões sobre setores que apresentam carências de oferta aos povos indígenas, além de programações culturais e sociais.

No sábado (18) e no domingo (19), dia do índio, a programação acontece no Museu Sacaca, em Macapá. Nos dias 24 e 25 de abril, o fórum acontecerá na aldeia Kumarumã, no município de Oiapoque.

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/04/em-forum-indios-waiapi-apr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.