VOLTAR

Em evento no AM, Schwarzenegger defende alternativas a hidrelétricas

FSP, Mercado, p. B3
25 de Mar de 2011

Em evento no AM, Schwarzenegger defende alternativas a hidrelétricas

Mariana Barbosa
Enviada especial a Manaus

O ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger defendeu ontem alternativas à construção de novas hidrelétricas no Brasil.
Porém, diferentemente de seu colega de Hollywood James Cameron, evitou críticas diretas ao governo pela decisão de fazer a usina de Belo Monte, no Pará.
"Seria mais inteligente de minha parte não comentar, pois não sou um expert em usinas hidrelétricas brasileiras", disse ele, durante o Fórum Mundial de Sustentabilidade, que acontece em Manaus até sábado. O ex-governador do Estado mais ecológico dos EUA sugeriu envolver todas as partes para a discussão e investir em mais eficiência.
"Na Califórnia, somos bons em eficiência energética. Cada vez que ganhamos em eficiência, fechamos uma usina de carvão. No Brasil, talvez com mais eficiência, vocês consigam evitar a construção de outra usina."
Para ele, "a água é uma fonte fantástica de energia, mas a construção de barragens, com o consequente desalojamento de pessoas e animais, pode não ser a opção mais sustentável".
Diante do tom mais diplomático do amigo Schwarzenegger, Cameron fez um mea-culpa com relação à sua posição mais aguerrida contra Belo Monte, enfatizada na sua participação na edição passada do mesmo fórum.
"Eu fui um gringo arrogante. Não posso dizer o que o Brasil pode ou não pode fazer", declarou Cameron, que foi incluído de última hora nesta edição do seminário.
"Mas sou um arrogante que entende do assunto, tenho pesquisado muito sobre a questão energética. E acho que posso dizer que existem opções melhores para o Brasil ampliar sua geração."
O diretor de Avatar defendeu o uso de energia solar e disse que o Brasil poderia gerar um boom econômico promovendo essa energia.

A repórter Mariana Barbosa viajou a convite do Lide e da Seminars.

FSP, 25/03/2011, Mercado, p. B3

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me2503201108.htm

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.