VOLTAR

Eletronorte anuncia Usina no Tapajós e interligação de Rondônia

Amazônia.org.br
24 de Jul de 2002

O Presidente da Eletronorte José Antônio Muniz Lopes anunciou ontem em Brasília que, após a construção da usina de Belo Monte, no baixo Xingu, o próximo desafio da empresa será a viabilização de uma hidrelétrica no Rio Tapajós, em escala semelhante, isto é superior a 10 mil MW.

Muniz admitiu não ter ainda certeza sobre a exata localização, mas informou que está deslocando as equipes técnicas que estavam em Belo Monte para começar imediatamente os estudos. "Tratar-se-á de uma usina 'paralela' à de Belo Monte, que eu considero a mais eficiente do mundo", disse em reunião com os especialistas do Grupo de Assessoria Internacional (IAG) do PP-G7. Muniz acrescentou que "serão encontradas formas de evitar as áreas indígenas e as reservas florestais", em alusão à Floresta Nacional do Tapajós.

Na mesma reunião o Presidente da Eletronorte anunciou também que Rondônia será interligada à rede elétrica nacional em 2003, por meio de linhão conectando o estado ao de Mato Grosso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.