VOLTAR

'É inadmissível que poder público e empresas não tenham aprendido nada', diz Marina Silva

OESP - https://brasil.estadao.com.br/noticias/
25 de Jan de 2019

'É inadmissível que poder público e empresas não tenham aprendido nada', diz Marina Silva
Ex-ministra do Meio Ambiente e candidata à presidência da República afirma que a 'história se repete como tragédia'; veja outras repercussões de ONGs ambientalistas

Redação, O Estado de S.Paulo
25 Janeiro 2019 | 16h46

A ex-ministra do Meio Ambiente e candidata à presidência Marina Silva comentou nesta sexta-feira, em seu perfil no Twitter, o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.

"Depois de 3 anos do grave crime ambiental em Mariana, com investigações ainda não concluídas e responsáveis punidos, a história se repete como tragédia em Brumadinho. É inadmissível que o poder público e empresas mineradoras não tenham aprendido nada", escreveu.

Marina Silva
@MarinaSilva
Depois de 3 anos do grave crime ambiental em Mariana, com investigações ainda não concluídas e responsáveis punidos, a história se repete como tragédia em Brumadinho. É inadmissível que o poder público e empresas mineradoras não tenham aprendido nada. https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/01/25/bombeiros-e-def… ...

19,1 mil
14:30 - 25 de jan de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads

Bombeiros e Defesa Civil são mobilizados para chamada de rompimento de barragem em Brumadinho, na...
g1.globo.com
7.411 pessoas estão falando sobre isso
Marina também afirmou que está em contato com a prefeitura de Belo Horizonte.

Marina Silva

@MarinaSilva
Tragédias como a de Brumadinho exigem trabalho integrado dos órgãos públicos para priorizar o atendimento e socorro às vítimas. O vice-prefeito de BH, Paulo Lamac, da REDE, me assegurou que a prefeitura já está mobilizada enviando reforços da defesa civil para o município.

3.424
16:10 - 25 de jan de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
472 pessoas estão falando sobre isso
"Este novo desastre com barragem de rejeitos de minérios, desta vez em Brumadinho (MG), é uma triste consequência da lição não aprendida pelo Estado brasileiro e pelas mineradoras com a tragédia da barragem de Fundão, da Samarco, em Mariana (MG), também controlada pela Vale", opinou o Greenpeace em nota.

"Minérios são um recurso finito que devem ser explorados de forma estratégica e com regime de licenciamento e fiscalização rígidos. A reciclagem e reaproveitamento devem ser priorizados. Infelizmente, grupos econômicos com forte lobby entre os parlamentares insistem em querer afrouxar as regras do licenciamento ambiental, o que, temos alertado, significaria criar uma 'fábrica de Marianas'. Casos como esse, portanto, não são acidentes, mas crimes ambientais que devem ser investigados, punidos e reparados."

Instituto Socioambiental se manifestou na rede social.

ISA

@socioambiental
novo rompimento de barragem em MG mostra que empresas e órgãos públicos seguem negligenciando o meio ambiente e nossas vidas. E ainda tem gente querendo enfraquecer o licenciamento ambiental no Brasil #brumadinho

UOL Notícias

@UOLNoticias
❗️ MAR DE LAMA EM MINAS GERAIS

Barragem da Vale se rompe e casas são soterradas na Grande Belo Horizontehttps://uol.page.link/UZE7
Entenda a tragédia a seguir 👇

112
15:16 - 25 de jan de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
82 pessoas estão falando sobre isso
Marina Silva
Marina Silva, candidata derrotada da Rede ao Planalto Foto: HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO
"É importante frisar que esta é de fato uma tragédia, mas não um acidente. Um desastre dessas proporções pode - e deve - ser evitado por meio de leis ambientais que garantam a segurança das comunidades e da natureza", afirmou em nota a ONG WWF. "Toda a vida ao redor do Rio Paraopeba foi atingida - as populações que vivem ao redor da barragem, os trabalhadores da empresa que estavam no local durante o rompimento e toda a natureza ao redor do rio, um dos afluentes do São Francisco, maior bacia hidrográfica do país", continua a organização.

"Três anos após o desastre de Mariana, vidas foram novamente perdidas porque persistimos no erro de não prevenir que tragédias como essa aconteçam. O Brasil precisa aumentar seus esforços de fiscalização. Precisamos fortalecer a estruturação dos órgãos governamentais que têm a importante tarefa de fiscalizar atividades com alto impacto social e ambiental."

https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,e-inadmissivel-que-poder-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.