VOLTAR

Dois são feitos reféns por indígenas em José Boiteux, no Vale do Itajaí

G1- http://g1.globo.com
18 de Out de 2016

Duas pessoas são feitas reféns nesta terça (18) em José Boiteux, no Vale do Itajaí, por indígenas da região. Conforme a RBS TV, os índios pedem que seis famílias não-indígenas que moram na comunidade da Serrinha, área pleiteada pelos índios como terra indígena, saiam do local.

A Polícia Federal em Itajaí informou que uma equipe saiu da cidade às 16h, mas que às 18h ainda não havia chegado a José Boiteux.

Conforme relato de parentes das vítimas, por volta das 7h desta terça duas pessoas, um homem de 24 anos e um adolescente de 15 anos, foram tirados de dentro de uma residência e foram amarrados.

Eles foram levados até a comunidade indígena, onde eram mantidos reféns dentro de uma casa. Até as 17h, os dois permaneciam no local. À RBS TV, representantes dos indígenas informaram que os dois foram alimentados e não sofreram violência.

"Um acordo da comunidade indígena com a comunidade branca eles [brancos] quebraram", disse à RBS TV Cullung Teie, do Conselho das Mulheres Indígenas. "Queimaram a casa de um índio, já, ali pra dentro. Tiraram a placa colocada para demarcação das terras. Eles não respeitam a nós. Então agora a gente tomou uma decisão", afirmou a indígena.

As famílias não-indígenas informaram no fim da tarde que a polícia ainda não havia ido até o local. Os índios informaram à RBS TV que só vão libertar os reféns após a chegada da Justiça Federal. Eles impediam a passagem para a comunidade.

Ainda de acordo com a RBS TV, o prefeito de José Boiteux, Jonas Pudewell, solicitou a ajuda pra PM e comunicou o Ministério Público Federal (MPF), que acionou a Polícia Federal.

Há cerca de 10 anos, índios e as famílias não-indígenas tem conflitos na demarcação das terras. Os índios querem ampliar a área indígena de 14 mil para 37 mil hectares. O processo está na Justiça Federal.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/10/dois-sao-feitos-r…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.