VOLTAR

Dois indígena Ka'apor estão desaparecidos

Vias de Fato - www.viasdefato.jor.br
05 de Dez de 2014

stão desaparecido desde sábado (dia 29.11.2014) dois Indígenas do Povo Ka'apor. Os conflitos e as ameaças de madeireiros e seus apoiadores tem causado graves violações de direitos humanos aos Indígenas KA'APOR, da Terra Indígena Alto Turiaçu, que está localizada nos municípios de Zé Doca, Nova Olinda, Maranhãozinho, Araguanã, Centro do Guilherme, Santa Luzia do Paruá, Centro Novo do Maranhão. As serrarias e movelarias na região atuam fortemente na retirada de madeira ilegal das TIs Alto Turiaçu, Caru e Awá-Guajá. A SEMA/MA_Secretaria Estadual de Meio Ambiente não tem feito a fiscalização e monitoramento desses "empreendimentos suspeitíssimos" que atuam no DESMATAMENTO ILEGAL. A SEMA/MA tem sido conivente com os crimes ambientais naquela região. Ontem, uma das aldeias da TI Alto Turiaçu foi invadida por pistoleiros e madeireiros que ameaçaram e agrediram lideranças indígenas Ka'apor, tentando impedir que as Lideranças Indígenas deixem de realizar os trabalhos de vigilância e fiscalização na TI, o que vem impedindo parte da entrada de madeireiros na Terra Indígena Alto Turiaçu, onde vivem aproximadamente 1.800 indígenas Ka'apor. Os madeireiros estão ameaçando incendiar as caminhonetes dos Indígenas, numa retaliação contra os trabalhos de vigilância realizados para impedir o DESMATAMENTO ILEGAL. Os Ka'por reclamam que a FUNAI não tem aparecido na TI para somar esforços no combate ao Desmatamento Ilegal. Os Ka'apor estão preocupados com o desaparecimento de de seus parentes e reclamam providências aos órgãos responsáveis, assim como o combate aos crimes ambientais na região.
O Governo Federal não instalou as bases de fiscalização nas Terras Indígenas da região, portanto, existe um conjunto de omissões do Governo Federal e demais órgãos.

Fonte: Fórum Estadual de Transparência, Controle Social e Políticas Públicas-FETCSPP

http://www.viasdefato.jor.br/index2/index.php?option=com_content&view=a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.