VOLTAR

Dois agricultores são mortos e índios são acusados pelo crime

www.aratuonline.com.br
07 de Jan de 2009

Dois agricultores foram assassinados na última segunda-feira (05) na Fazenda Iracema, na localidade de Mundo Novo, a 12 km do município de Pau Brasil. O crime foi divulgado na tarde de ontem (06) pela Polícia Federal de Ilhéus, no sul do estado. As vítimas serviam ao fazendeiro Augusto César Coelho de Magalhães e teriam sido mortas por índios pataxós hã-hã-hãe devido à disputa pela posse de terras no sul do estado.

Alberto Soares de Oliveira, de 40 anos, e Antônio Neri, de 45, foram assassinados a tiros. Colegas que sobreviveram testemunharam que cerca de 30 índios invadiram a propriedade na manhã de segunda surpreendendo os trabalhadores. A ação dos índios teria sido uma resposta ao espancamento de dois membros da tribo que foram espancados no último dia 31 após fazendeiros cumprirem um mandado de reintegração de posse na região de Serra Verde.

O Supremo Tribunal Federal determinou que o cumprimento de reintegração de posse está suspenso e garantiu a permanência dos índios dentro da reserva Caramuru Catarina-Paraguaçu até o fim do julgamento, previsto para fevereiro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.