VOLTAR

Diretor Executivo da Fundação Itesp visita quilombos no Vale do Ribeira

ITESP - http://www.itesp.sp.gov.br
09 de Nov de 2012

Diretor Executivo da Fundação Itesp visita quilombos no Vale do Ribeira

O diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla, visitou nesta semana comunidades quilombolas no Vale do Ribeira. Na terça-feira (6), visitou a comunidade do Quilombo Pedra Preta, no município de Barra do Turvo - também estavam presentes representantes dos quilombos Cedro, Reginaldo e Terra Seca/Ribeirão Grande, do mesmo município.

Durante o encontro, realizado na sede da Associação da Comunidade Pedra Preta, foi entregue o Relatório Técnico-Científico aos quilombolas - reconhecida oficialmente em dezembro de 2009, a comunidade conta com uma população de 80 famílias. Na oportunidade ainda foram realizadas duas apresentações: uma sobre o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social - o PPAIS, ação do Governo do Estado de São Paulo que busca estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar - e outra sobre o Projeto Caminhos Quilombolas - que irá recuperar 132 km de estradas de acesso a quilombos no Vale do Ribeira, com obras que promoverão melhorias no escoamento da produção agrícola e acesso mais rápido às cidades - desse total, 13 km passam pelas quatro comunidades. Também foram entregues 4 jogos de damas e 4 jogos de xadrez, um de cada tipo para cada uma das comunidades presentes na reunião. Os quilombolas também receberam kits esportivos - foram entregues 1 rede de futebol, 1 bola de futebol oficial, 4 bolas de futebol infantil e 2 bolas de vôlei.

Já nesta quarta-feira, as atividades foram realizadas no município de Eldorado. O diretor visitou as obras da Escola Técnica que está sendo construída no Quilombo André Lopes - a primeira a ser construída dentro de uma comunidade quilombola, voltada ao ecoturismo e ao desenvolvimento da região - e a E.E. Maria Antônia Chules Princesa, na mesma comunidade - primeira escola estadual construída em um quilombo no Estado de São Paulo, inaugurada em 2005. Pilla passou ainda pelas comunidades quilombolas de Ivaporunduva (onde foram visitadas a igreja e a pousada da comunidade), São Pedro e Galvão, onde o Programa Moradia Quilombola está construindo 41 moradias - resultado de um convênio firmado entre a Secretaria Estadual da Habitação, a Fundação Itesp e a Prefeitura de Eldorado, num investimento de cerca de dois milhões e setecentos mil reais

http://www.itesp.sp.gov.br/itesp/Noticias-detalhes.aspx?c=1368

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.