VOLTAR

Dilma: É possível desenvolver preservando

O Globo, O País, p. 3
20 de Jun de 2009

Dilma: É possível desenvolver preservando
'Beijo no coração de quem luta pela sustentabilidade do crescimento do Brasil'

Catarina Alencastro

Estrela do lançamento do programa Terra Legal em Porto Velho (RO), a ministra Dilma Rousseff, que é considerada da ala desenvolvimentista do governo, fez um discurso pró-ecologia. Assim como Lula, ela também defendeu a MP 458 - chamada por ambientalistas de MP da Grilagem -, e disse que o Brasil dará ao mundo o exemplo de como promover o desenvolvimento sem destruir a floresta. Apesar das críticas das ONGs, Dilma disse que a MP 458 é fundamental.
- A partir da lei que nós enviamos ao Congresso e aprovamos, nós podemos iniciar algo que é fundamental. Vamos regularizar a posse da terra em toda a região da Amazônia - disse ela, no alto de um palanque.
Para a ministra, o país dá um recado para o mundo:
- Nós estamos mostrando que é possível desenvolver preservando o ambiente. É esse, hoje, o grande recado que nós damos para o mundo - discursou, mandando, ao final, "um beijo no coração de quem luta pela sustentabilidade do crescimento do Brasil".
Em Rondônia, estado que concentra dois grandes empreendimentos hidrelétricos - Santo Antônio e Jirau -, Dilma disse que o Brasil deve investir nesse tipo de energia, mas levando em conta as populações atingidas. Ela citou o exemplo de Jirau. Um dos pré-requisitos para a concessão da licença ambiental era a empresa vencedora fazer investimentos em habitação e saneamento.
- Vamos provar que é possível construir hidrelétrica, garantir que o Brasil tenha essa fonte barata de energia, mas também que as populações atingidas sejam consideradas, não fiquem abandonadas - disse Dilma.

O Globo, 20/06/2009, O País, p. 3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.