VOLTAR

Desertificação afeta 50 milhões

OESP, Vida, p. A18
04 de Set de 2007

Desertificação afeta 50 milhões

EFE

A desertificação que afeta quase um quarto da área do planeta pode provocar, na próxima década, a migração de 50 milhões de pessoas. Com essa constatação, começou ontem em Madri a 8.ª Sessão da Conferência das Partes (COP-8) da Convenção das Nações Unidas de Luta contra a Desertificação. Participam especialistas e representantes de governo de 191 países.

A reunião, que segue até o dia 14, busca fórmulas para mitigar e controlar um fenômeno que afeta hoje 1 bilhão de pessoas com fome, guerras pelo controle da água, doenças e incêndios.

Os presentes concordaram que a desertificação é um "desafio ético", mais do que uma mera questão técnica. Segundo a ministra espanhola do Meio Ambiente, Cristina Narbona, a crescente pobreza dos solos e as secas "afetam a todos", motivo pelo qual os países ricos devem assumir "maior responsabilidade do que os demais países".

Cristina, que foi eleita presidente da COP-8, pediu que a Conferência acelere resultados e assegure maior sinergia e cooperação com outras convenções da ONU, como a sobre Mudança Climática.

OESP, 04/09/2007, Vida, p. A18

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.