VOLTAR

A descoberta da Amazônia

A Crítica (Manaus - AM)
22 de Abr de 2000

Caderno de reportagens sobre os 500 anos de existência do país.
Relacionando diferentes assuntos dentro do contexto maior da Amazônia, o caderno aborda como conteúdo a vida dos habitantes índios nas regiões da floresta. O tema da chegada europeia ao Brasil, nesse sentido, aparece atrelado ao impacto gerado na vida dessas populações e das populações africanas trazidas para o país para fins de escravização. Ainda sobre o mesmo assunto, as temáticas que versam sobre a dizimação das populações nativas, causada por essa invasão europeia, através de diferentes métodos - entre eles, a catequização, a proibição de rituais e da língua nativa -, bem como a resistência indígena no cenário do avanço português em suas terras também figuram entre as reportagens do caderno.
Mais à frente, a questão da desigualdade de condições entre a capital Manaus e os municípios do interior do estado, a relação de exportação de elementos culturais ligados à Amazônia e o cinema da região são outras das discussões presentes. Por fim, a importância dos mapas marítimos e as controvérsias acerca das atividades de mineração e de suas limitações compõem as últimas temáticas tratadas pelo caderno.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.