VOLTAR

Demora fez reserva perder 10 mil km2

Estado de S. Paulo-São Paulo-SP
Autor: Maura Campanili
28 de Mai de 2003

Área desmatada nos últimos 11 anos, enquanto se espera aprovação de lei, é superior à do DF

Nos últimos 11 anos, período em que o Projeto de Lei da Mata Atlântica tramita no Congresso, o bioma perdeu mais de 10 mil quilômetros quadrados de florestas, desmatadas a um ritmo de um campo de futebol a cada 4 minutos.

Segundo Márcia Hirota, diretora de projetos da SOS Mata Atlântica, esses dados estão no Atlas dos Remanescentes da Mata Atlântica, produzido pela SOS com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). "Isso representa uma área maior do que o Distrito Federal", afirma.

A perda da biodiversidade é um dos principais reflexos dessa destruição, como demonstrou a lista das espécies brasileiras ameaçadas de extinção, divulgada neste mês. Das 265 espécies de vertebrados ameaçadas, 185 ocorrem nesse bioma (69,8%).

"Mais do que a área desmatada, perdeu-se nesse período a possibilidade de apoiar iniciativas de conservação e recuperação da mata, já que o projeto de lei normatiza o uso sustentável da floresta", diz João Paulo Capobianco, secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

Para ele, a aplicação rigorosa do Decreto 750, legislação de proteção à mata atlântica em vigor, poderia ter evitado o desmatamento, "mas isso é quase impossível sem estar associado a alternativas de uso".

"Enquanto a lei não é aprovada, o País perde em termos de organização da ocupação do território, justamente onde está o ecossistema mais crítico e onde habita 70% da população", diz o presidente do Conselho da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Ferreira Lino.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.