VOLTAR

Defesa Civil inicia envio de alimentos a municípios do Amazonas

Portal Amazônia - portalamazonia.globo.com
07 de Out de 2010

O Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec) inicia hoje (07) o envio da primeira remessa de ajuda humanitária a mais de 33 mil famílias atingidas pela seca no Amazonas. A Defesa Civil deve enviar seis tonelas de alimentos para os municípios do interior do Amazonas que decretaram situação de emergência por conta da estiagem dos rios.

O primeiro município base a receber os produtos será Tabatinga, que vai atender também os municípios de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça e Tonantins, todos no Alto Solimões.

Dos 62 municípios, 25 decretaram Situação de Emergência. São eles Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Tabatinga, Tonantins, Caapiranga, Boca do Acre, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Borba, Alvarães, Coari, Fonte Boa, Jutaí, Tefé, Uarin, Beruri, Manacapuru,Itacoatiara,Barreirinha e Parintins.

Em nota divulgada na última terça- feira (05), a Defesa Civil informou que na primeira etapa da operação de ajuda emergencial serão distribuídas 29.928 cestas básicas às famílias atingidas pela seca. Ainda serão entregues 15 mil kits de higiene pessoal e 90 kits de medicamentos rurais e hospitalares.

Os municípios de Tabatinga, Tefé (525 quilômetros de Manaus), Eirunepé (a 1.245 quilômetros) e Manaus funcionarão como bases na operação. Tabatinga para atender os municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça e Tonantins, todos no Alto Solimões.

A base de Eirunepé vai ajudar os municípios de Boca do Acre, Envira, Gujará, Ipixuna, Itamarati e Juruá. No médio Solimões, Tefé vai suprir Uarini, Alvarães, Coari, Fonte Boa e Jutaí. A base Manaus vai atender Borba, Beruri e Caapiranga.

De acordo com o Decreto no.7.257 de 04 de agosto de 2010, a situação de emergência é conceituada como "situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido, no caso em questão os municípios".

http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=112776

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.