VOLTAR

Danilo destaca reconhecimento internacional à saúde indígena

Funasa - www.funasa.gov.br/internet/Web Funasa/not/not2009/not1052.html
09 de Dez de 2009

A política de atenção à saúde indígena desenvolvida hoje no Brasil pela Funasa é reconhecida internacionalmente. A afirmação foi feita pelo presidente da Fundação, Danilo Forte, durante discurso, nesta quarta-feira (9), na Reunião Nacional de Avaliação das Ações de Imunização 2009 e Planejamento para 2010, que está acontecendo em Brasília. "Podemos afirmar que hoje, no plano internacional, somente o Canadá, além do Brasil, tem uma política de atenção à saúde indígena reconhecida por outros países. O mundo inteiro sabe que temos uma política específica para atender nossos índios", afirmou.

Falando da importância que a Funasa dá à cobertura vacinal nas aldeias, Danilo afirmou que uma de suas grandes preocupações é com o vírus da gripe Influenza A (H1N1), cuja vacina está em fase de preparação. Ele disse que o Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Fundação, dirigido por Wanderley Guenka, está atento às ações de cobertura vacinal e a outros programas de grande importância, como o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan). "Podemos afirmar que, hoje, 52 mil crianças indígenas estão sendo acompanhadas pela Funasa. E na medida em que estamos avançando nesse setor, estamos garantindo um futuro bem melhor a essa população infantil", frizou Danilo.

O presidente falou também dos avanços na política de saneamento básico nas aldeias, que contam com 1.137 obras contratadas, das quais 600 já inauguradas, inclusive em aldeias Ianomani, uma das etnias sobre risco da Influenza A. "Tenho uma preocupação muito grande com o estado do Amazonas. Por isso vou lá sempre que posso. Estive no Vale do Javari por duas vezes e vi as dificuldades enfrentadas pelo Desai para atender aquelas populações. Mas estão sendo atendidas. Trata-se de uma área onde se localizam nações indígenas cujas ações se refletem no plano internacional".

Danilo destacou também que a política de atenção à saúde indígena tem tudo para se expandir ainda mais no próximo ano. "Os avanços são consideráveis, como na compra e distribuição de medicamentos. Mas estamos trabalhando em outras vertentes, como a ampliação dos gabinetes odontológicos que serão montados nas Casas de Apoio à Saúde do Índio (Casais) e Polos-Base", acrescentou.

O presidente encerrou seu discurso comunicando a publicação, no Diário Oficial da União da última terça-feira, do edital do concurso público que vai permitir a ampliação do quadro de servidores da Funasa. São mais 802 vagas a serem preenchidas, cujas provas serão realizadas no dia 20 de janeiro e os aprovados nomeados em fins de fevereiro ou começo de março de 2010.

« Voltar

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.