VOLTAR

Curso capacita para sobrevivência na selva

SEMA/PA - www.sectam.pa.gov.br
Autor: Douglas Dinelli
02 de Mar de 2010

Pela primeira vez, um curso prepara funcionários e estagiários da Diretoria de Áreas Protegidas (Diap), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para orientar visitantes e turistas que cada vez mais procuram o Parque Estadual do Utinga (Peut) para lazer, ou mesmo conhecer uma bela faixa de floresta tropical em plena Região Metropolitana de Belém (RMB).

O curso, intitulado "Capacitação de Condutores de Atrativos Naturais", foi uma decisão do Conselho Gestor do Peut, formado por várias instituições parceiras do parque.

Dividido em onze módulos multidisciplinares, o programa aborda desde a legislação das Unidades de Conservação (UC`s), até treinamento de primeiros socorros e sobrevivência na selva.

Neste sábado, 06, o Corpo de Bombeiros vai demonstrar na prática as manobras para os casos de atendimento de visitantes do parque, com as técnicas de primeiros socorros. Já no sábado, 13, será a vez do pessoal do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) treinar os funcionários do Peut.

O curso de sobrevivência na selva vai ocorrer durante todo o dia, em áreas previamente selecionadas do parque com muitos obstáculos a vencer, e situações que vão exigir muito preparo físico e coragem, alerta um dos instrutores.

Nesta terça-feira, 02, um dos técnicos da Sema que ministraram palestras foi o biólogo Pedro Baía, (Diap), que explicou o conceito e categorias das Unidades de Conservação, da contextualização histórica da criação e necessidades desses espaços naturais ao conteúdo legal com o que é permitido, ou não, nessas áreas.

Para a coordenadora do curso, a turismóloga Socorro Almeida, "a gerência do parque quer oferecer aos visitantes e turistas um lazer de qualidade, que marque a passagem dessas pessoas pela área, para que retornem". "Nosso pessoal tem que estar capacitado para explicar o básico sobre a floresta, este ecossistema, e orientar adequadamente o nosso público", ressaltou.

De acordo com o Gerente do Peut, o pedagogo Maurício Pascoal, essa programação tem a participação de uma equipe "empenhada em transformar a área em um lugar agradável, aprazível e seguro para os visitantes", comemorou.

E prosseguiu: "Não é só isso. Temos que atrair as pessoas oferecendo um bom serviço, com segurança, e que ao deixarem o parque, conheçam um pouco mais sobre esse ecossistema, e nos ajudem a preservar e conservar, especialmente os moradores do entorno, daí a validade do nosso programa de Educação Ambiental, também", finalizou

O curso acontece desta terça-feira, 02, até o dia 13, pela manhã e tarde, no Centro de Visitação do Peut, e é destinado apenas aos servidores e estagiários da Sema.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.