VOLTAR

Criação de reserva marítima pode deixar pescado 20% mais barato

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Abinoan Santiago
16 de Dez de 2014

Uma Reserva Extrativista Marítima (Resex) com mais de dois mil quilômetros de extensão na costa do Amapá poderá atingir diretamente o bolso do consumidor de peixes no estado. A proposta de criação da Resex é de pescadores amapaenses, que querem aumentar a oferta do produto em relação à demanda do comércio local. A medida pode possibilitar a queda de 20% no preço do quilo do peixe, segundo a Federação de Pescadores e Aquicultores do Amapá (Fepeap). A sugestão de criaçao da reserva está sendo analisada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

A proposta prevê um comprimento de pouco mais de dois mil quilômetros para a Resex Marítima, entre o distrito de Bailique, em Macapá, e a Reserva Ambiental do Cabo Orange, em Oiapoque.

O benefício da criação da reserva seria aos pescadores artesanais dos municípios incluídos no projeto, protegendo-os da concorrência de grandes empresas de estados vizinhos, a exemplo do Pará, Ceará e Maranhão. A Fepeap afirma que grande parte do pescado vendido atualmente no Amapá é abastecido por empresas de outras regiões que usam a costa amapaense para captar o produto.

"Atualmente, quando vamos pescar em alto mar, encontramos as embarcações de grande porte. Para que isso não aconteça mais, sugerimos a criação dessa área para alertar as empresas de uma área exclusiva aos pescadores artesanais. Assim aumetaremos nossa produção, oferecendo o produto mais barato", disse o vice-presidente da Fepeap, Raimundo Nobre.

A sugestão dos pescadores foi entregue à Sema. A secretaria mensurou que os estudos para criação de uma possível área de reserva marítima podem durar no mínimo dois anos. Os dados coletados nos locais possivelmente atingidos vão servir como base ao projeto de lei que vai estabelecer a Resex.

"Estudaremos os impactos da flora, fauna e socioeconômico nas comunidades afetadas. Também vamos fazer audiências públicas nesses locais", falou o coordenador de gestão ambiental da Sema Audmar Viana.

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/12/criacao-de-reserva-maritim…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.