VOLTAR

Crescimento populacional lento é aliado do clima

OESP, Vida, p. A20
12 de Out de 2010

Crescimento populacional lento é aliado do clima

Uma pesquisa publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) mostra que o crescimento mais lento da população mundial poderá resultar em 16% a 29% da queda nas emissões de gases-estufa necessária até 2050 para evitar um aumento de mais de 2C na temperatura.
Este é o limite considerado seguro pelos cientistas para evitar catástrofes climáticas - como aumento do nível do mar e das enchentes em alguns pontos do planeta e maior desertificação em outros. Segundo o estudo, liderado por Brian C. O"Neill, do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica, nos EUA, o envelhecimento populacional tende a reduzir as emissões projetadas em até 20%, particularmente nos países industrializados (as pessoas mais velhas trabalham menos e o crescimento econômico é mais lento).
Já a urbanização, de acordo com a pesquisa, pode levar a um aumento de mais de 25% nas emissões projetadas, especialmente nos países que estão em desenvolvimento.

OESP, 12/10/2010, Vida, p. A20

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101012/not_imp623682,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.