VOLTAR

Coordenador do MS Contra a Violência repudia ato de índios contra equipe de TV

Jus Brasil Notícias - www.jusbrasil.com.br
02 de Set de 2008

Brasília (DF)- O advogado Gustavo Giacchini, coordenador do movimento MS Contra a Violência, repudiou hoje (2), em Brasília (DF), ataque feito por índios que ocupam fazenda do ex-governador Pedro Pedrossian, em Miranda (MS), contra equipe da Rede MS de Rádio e Televisão, afiliada Record em MS, apreendendo equipamento de filmagem da reportagem. "Essa atitude dos índios merecem nosso repúdio", disse Giacchini, ao saber da ocorrência.

Ao saber que fazendeiros da região estariam se armando contra os índios, Gustavo Giacchini também repudiou esta atitude. Conforme o advogado, tanto representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), como dos produtores rurais através da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), que participaram de conferência do movimento MS Contra a Violência, ontem (1), na sede da OAB-MS, em Campo Grande, se comprometeram a cumprir a lei em relação às questões relacionadas a demandas por terras no estado.

Para Giacchini, exigir direitos demanda ter consciência do que são os direitos e deveres. "Quem sabe dizer onde está o seu direito, tem de saber como fazer valer esse direito e a única possibilidade é através da Justiça. Qualquer outro caminho deve ser condenado" disse o advogado, lembrando que, portanto, nem fazendeiros podem se armar, nem índios podem atacar equipes de reportagem ou quem quer que seja como se estivessem acima da lei. "A Funai deve orientar os índios, que estão sob sua tutela, a cumprir o mandado judicial de reintegração de posse. Esse é o caminho legal. Esse é o único caminho", afirmou Giacchini que chegou nesta tarde em Brasília para participar da Conferência para Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, a ser promovida a partir de amanhã (3) até sexta-feira (5) pelo movimento Brasil Contra a Violência, na sede do Conselho Federal da OAB.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.