VOLTAR

Coordenador da Funasa em SP aceita negociar com manifestantes indígenas

Folha on line - http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u560842.shtml
Autor: WANDERLEY PREITE SOBRINHO
05 de Mai de 2009

O coordenador da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) em São Paulo, Raze Rezek, aceitou na tarde desta terça-feira negociar com os cerca de cem índios que ocupam o prédio da entidade desde às 8h. Os manifestantes pedem a exoneração do coordenador, a quem acusam de negligência com os índios.

A confirmação de que Rezek já está a caminho para conversar com os indígenas foi feita por Paulo Celera, responsável pelo setor de saúde indígena na Funasa. Celera conversou com o coordenador por telefone.

A princípio, Rezek afirmou que só se encontraria com os índios caso a reunião ocorresse fora do prédio da Funasa e com apenas duas lideranças indígenas. "Ou conversa com todos os índios ou não haverá negociação", afirmou o cacique Darã.

Com a insistência dos índios, Rezek aceitou ir a sede da entidade, que fica no centro de São Paulo, acompanhado de dois representantes da Polícia Federal. Por volta das 18h15, ele ainda estava na sede da PF.

Cinco chefes de seções do órgão e outros dois procuradores da entidade que ajudam nas negociações continuam como reféns dos indígenas no prédio. "Estamos reféns dessa situação, sem ter nada a ver com ela", afirmou Gelza da Costa, responsável pelo setor de convênios da entidade e que continua impedida de deixar o prédio.

Mais cedo, os índios liberaram a saída dos cerca de 80 funcionários feitos reféns no prédio. Eles também chegaram a bloquear a passagem pela rua Bento Freitas, que já foi liberada.

De acordo com Darã, a manifestação pede uma atuação mais eficiente da Funasa no Estado. "O saneamento nas terras indígenas não está sendo feito, os medicamentos estão atrasados e os veículos de assistência sucateados", afirmou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.