VOLTAR

Convênio com ONG terá controle maior

O Globo, O País, p. 12
28 de Out de 2011

Convênio com ONG terá controle maior
Ministro da CGU diz que é preciso separar entidades sérias das desqualificadas

André de Souza

BRASÍLIA. O ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, disse ontem que o governo estuda medidas para aumentar o controle dos convênios firmados entre ministérios e ONGs. O anúncio foi feito um dia depois da queda de Orlando Silva no Esporte, envolvido em denúncias sobre irregularidades no programa Segundo Tempo, criado para estimular a prática de esporte por crianças e adolescentes. Hage criticou ONGs montadas pouco antes da celebração de convênios com o governo.
- Existe uma infinidade de entidades criadas pouco antes da celebração do convênio que não têm a menor condição de serem parceiras do governo - disse ele. - Separar as entidades privadas sérias desse bando de entidades sem a menor condição e a menor qualificação. E agora, com essa discussão que estamos travando no governo, o trabalho vai ser estendido também a outros ministérios.
Hage ressaltou que não é possível generalizar e colocar sob suspeição todas as entidades privadas sem fins lucrativos. Ele participou na Câmara dos Deputados de audiência da comissão sobre atos contra a administração pública.
- É preciso fazer exatamente o que está sendo feito, alterar as regras, tornando-as cada vez mais rigorosas. Tornando mais públicos e mais transparentes os critérios de escolha das ONGs. Não podemos desqualificar todas as entidades privadas sem fins lucrativos - afirmou, citando como exemplo de entidade séria a Pastoral da Criança.

O Globo, 28/10/2011, O País, p. 12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.