VOLTAR

Construção no Parque Corumbiara recebe aprovação do Ibama em Rondônia

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com
11 de Nov de 2015

Técnicos do Ibama aprovam projeto de infraestrutura que vai dar possibilidades de turismo ao Parque Estadual Corumbiara

Torres de observação serão construídas no Parque Estadual Corumbiara, em Rondônia. A boa notícia veio da Câmara de Técnicos do Ibama que aprovou a proposta. De acordo com o projeto visitantes e turistas vão ter a possibilidade de ver e fotografar os animais do parque a uma distância segura. A ideia é adequar a infraestrutura do parque à visitação pública sem que haja impacto no habitat dos animais.

O Parque Estadual Corumbiara é único do Estado de Rondônia que contém três diferentes biomas em sua extensão territorial. São ao todo 424 mil hectares com áreas de cerrado, pantanal e floresta amazônica. O parque abrange os municípios de Cerejeiras, Pimenteiras e Alto Alegre dos Parecis, mais o entorno de microrregiões como Corumbiara e Alta Floresta.

No parque há uma grande variedade de espécies florestais e animais silvestres, inclusive em extinção como o cervo e o morcego pantaneiro. A região também se torna muito atrativa no período de agosto a novembro, quando milhares de aves migratórias chegam ao parque para construir os ninhais para reprodução.

Outro cenário atrativo do parque é a soltura de filhotes de quelônios da Amazônia, que contribui principalmente na conscientização das pessoas com relação à preservação da espécie. No final de 2014, foram soltos nos rios da região 100 mil filhotes de quelônios.

Segundo Dimas Lima, a unidade de conservação é considerada, atualmente, uma das mais protegidas do Estado pelo fato de contar, em todas as etapas de monitoramento, com a dedicação dos servidores da Sedam, equipes do Batalhão de Polícia Ambiental e, principalmente, a ajuda de representantes de todas as comunidades ribeirinhas da região.

http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/meio-ambiente/construcao-no-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.