VOLTAR

Conselho de Mulheres Indígenas visita Sesai

Sesai - http://portal.saude.gov.br/
17 de Mar de 2011

Representantes do Conselho Nacional de Mulheres Indígenas (Conami) estiveram ontem (16) na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para discutir a atenção à saúde da mulher indígena.

O grupo de 10 mulheres das etnias Apurinã, Terena, Baré, Pankara, Karajá, Wajãpi, Bororo e Kaingang se reuniu com representante da Coordenação Geral de Atenção Primária à Saúde Indígena e apresentou documento com sugestões de diretrizes para a saúde da mulher, idoso e crianças indígenas.

No documento, que também foi entregue à Diretora de Atenção à Saúde Indígena, Irânia Marques, constam 12 diretrizes que envolvem questões de saúde da mulher e também de crianças e idosos. Entre as demandas estão a promoção de programas de segurança alimentar e de prevenção a DST/Aids nas aldeias e a garantia do pré-natal para as indígenas.

"A saúde da mulher indígena é uma das preocupações da Sesai. Por isso, queremos adaptar o programa Rede Cegonha à saúde indígena", explicou Irânia Marques. A Rede Cegonha é um programa do governo federal, lançado pela presidenta Dilma Rousseff, voltado para o atendimento integral de saúde das mães e das crianças desde a gravidez.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.