VOLTAR

Conselheira Federal lança livro sobre biopirataria e povos indígenas

OAB/MS- http://www.oabms.org.br
29 de Jul de 2014

A Conselheira Federal e presidente da Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (COPAI) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Samia Roges Jordy Barbieri, lança o livro "Biopirataria e povos indígenas". O lançamento da publicação será no dia 18 de agosto, no Conselho Federal da OAB, em Brasília.

Baseado em sua tese de doutorado, defendida em 2011, o livro escrito por Samia discute a prática da biopirataria, que transforma a biodiversidade em produto, em que são apropriados a cultura, saberes e medicina tradicional dos povos indígenas sem a repartição equitativa dos lucros obtidos com a venda dos produtos. A publicação expõe a existência de dois mundos, onde, de um lado o capitalismo visa o lucro a qualquer preço, de outro, está o patrimônio cultural imaterial dos povos indígenas.

"É preciso lutar para que os povos indígenas possam participar do desenvolvimento da sociedade mantendo sua identidade cultural preservada, buscando novos mercados consumidores", ressalta a advogada. Para Samia, a ampliação da venda dos artesanatos e produtos indígenas incentiva a etnossustentabilidade e o etnodesenvolvimento.

Samia Barbieri também é autora do livro Os Direitos Constitucionais dos Índios e o Direito à Diferença, Face ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. As duas publicações são editadas pelo Grupo Almedina.

Lançamento

A obra "Biopirataria e povos indígenas" será lançada no CFOAB, no dia 18 de agosto, às 19h, no Hall do Plenário do 3o andar. Já o lançamento estadual ocorrerá durante a XIII Conferência Estadual dos Advogados, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, nos dias 24, 25 e 26 de setembro, em Campo Grande.

http://www.oabms.org.br/Noticia/14296/Conselheira-Federal-lan%C3%A7a-li…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.