VOLTAR

Conheça Mércio Pereira Gomes, o novo presidente da Funai Mércio Pereira Gomes

Site da Funai
16 de Set de 2003

Presidente da Fundação Nacional do Índio - FUNAI

Mércio Pereira Gomes, 53 anos, é natural de Currais Novos (RN). É professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - UFF (Niterói /RJ).

Lecionou na Unicamp, UERJ e Macalester College, em Minnesota (EUA). Realizou pesquisas antropológicas entre os índios Tenetehara (1975 a 2000); índios Guajá (1980 a 2002); Parakanã; Avá-Canoeiro e diversos povos indígenas do baixo rio Xingu, além dos Urubu-Kaapor, Krikati, Canela e Waimiri-Atroari.

Na Holanda, realizou estudos sobre o meio ambiente e sua relação com o povo e a cultura holandesa (1991), em colaboração com sociólogos da Índia, Tanzânia e Indonésia.

Entre 2001 e 2003, Gomes foi responsável pelo plano da Universidade Livre de Petrópolis.

Atuou como consultor da Eletronorte para a formulação do estudo de Impacto Ambiental para o planejamento do projeto Belo Monte (2001-2002) e foi consultor de Furnas Centrais Elétricas para a preparação da Peça Antropológica, que embasou pedido ao Congresso Nacional de licenciamento da hidrelétrica Serra da Mesa (1995-1996).

Também foi consultor da Eletrobrás para a preparação de Diretrizes do Setor Elétrico para Populações Indígenas (1987-1989) e assessor da Companhia Vale do Rio Doce durante a implantação da estrada de Ferro Carajás (1983-1986).

Na área administrativa, Gomes foi duas vezes subsecretário de Planejamento do governo do Rio de Janeiro: na Secretaria de Cultura (1991-1992) e na Secretaria de Educação e Projetos Especiais (1992-1994). Na época, renovou os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) e reformulou a Universidade do Norte Fluminense.

É autor de diversas publicações sobre os povos indígenas, destacando-se "O Índio na História. O povo Tenetehara em busca da Liberdade" e "Os Índios e o Brasil", este editado também em língua inglesa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.