VOLTAR

Conferência Temática promove avanço na formulação de diretrizes para políticas públicas

Funai - http://www.funai.gov.br/
21 de Mai de 2010

Foi realizado em Brasília nos dias 10 e 11 de maio de 2010, a I Conferência Temática de Etnodesenvolvimento. Essa é uma das etapas preparatórias para a II Conferência Nacional de Economia Solidária, que ocorrerá nos dias 16 a 18 de junho de 2010. A conferência temática tem como objetivo, o caráter de sensibilização, mobilização, articulação e promoção do debate em seus temas específicos no processo de construção da Conferência Nacional. Como objetivos gerais, a Conferência Temática busca avançar na formulação de diretrizes para as políticas públicas de etnodesenvolvimento e voltadas para o fortalecimento de povos e comunidades tradicionais, na perspectiva da economia solidária, bem como subsidiar os debates que serão realizados na II CONAES.

Foi com esse objetivo que reuniram-se, mais de 60 pessoas de diferentes grupos para discutir essa temática, dentre eles estavam: os povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais (Geraizeiros, Pantaneiros, Fundo de Pasto, Ribeirinhos, Faxinalenses, Caiçara, Pescadores Artesanais, Retireiros do Araguaia, Povos de Terreiros e Quebradeiras de Côco Babaçu).

Os participantes debateram sobre os temas: regularização e proteção fundiária, regulamentação das concessões de uso das águas (costeiras e continentais), conflitos com a grande indústria (com o modelo de desenvolvimento hegemônico), agroindústria, petróleo, mineração, grandes hidroelétricas, construção civil, turismo e conflitos com reservas e parques de preservação ambiental. Para o secretário de desenvolvimento social contra a pobreza de Salvador, Imolê Onawa, o encontro foi muito produtivo. " Foi muito enriquecedor para nós, os temas debatidos e a junção de vários povos, acrescentou uma qualidade além das expectativas", afirma Onowa.

O Evento foi realizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), em parceria com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria Especial de Políticas Públicas de Igualdade Racial, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras e Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/1_semestre_2010/maio/un2010_04…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.