O Globo - https://oglobo.globo.com/
01 de Fev de 2025
Conaq critica Ibama e Petrobras por conduta sobre exploração de petróleo na Foz do Amazonas
Rodrigo Castro
01/02/2025
A Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) criticou o Ibama e a Petrobras pela postura ante a iminente aprovação da exploração de petróleo na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial.
Em manifestação, a organização ataca a falta de consulta pública às comunidades da região no processo decisório e aponta ameaças à população local, bem como danos irreversíveis ao meio ambiente.
A Conaq afirma que Ibama e Petrobras ignoraram uma nota da entidade publicada este mês. Em entrevistas recentes, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, tem sugerido que a estatal entregou todas as documentações necessárias e está perto de obter a licença para explorar o local.
Diz a nota:
"Enquanto as autoridades não vêm a público escutar nosso apelo e esclarecer nossas dúvidas, os moradores das comunidades quilombolas da região seguem inseguros e temerosos em relação aos possíveis impactos com a exploração na Foz do Amazonas, que pode causar danos irreversíveis ao meio ambiente".
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou à Folha de S. Paulo que o Ibama vai autorizar o projeto. Ao Valor Econômico, Agostinho indicou que a licença só deve sair depois de março.
O governo defende a exploração. A Petrobras, por sua vez, avalia que a liberação é necessária para repor reservas e evitar a importação do produto.
https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2025/02/conaq-critica-…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.