VOLTAR

Conab realiza leilão de gado nesta quinta-feira

MMA - www.mma.gov.br
26 de Ago de 2008

O novo leilão do boi pirata apreendido na Estação Ecológica da Terra do Meio, no Pará, ocorrerá nesta quinta-feira (28) às 10h e será realizado por meio do sistema eletrônico da Conab. No total, serão leiloadas 3.046 cabeças de gado com deságio de 40% do valor de mercado. Os sete lotes somados terão lance inicial de R$ 1.259.867,38.

A novidade deste novo leilão é que o governo se compromete a transportar o gado até município mais próximo da área, onde o rebanho está sendo guardado pelo Ibama desde que a Justiça fez a apreensão em 7 de junho. O local de entrega será combinado com quem arrematar as cabeças.

O novo leilão foi remarcado após o desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Souza Prudente, permitir ao Ibama realizar o leilão com deságio. Em sua decisão, Prudente determina em caráter de urgência o regular prosseguimento do leilão do rebanho, "observando-se, se possível, o preço mínimo não inferior a 50% do seu valor de mercado".

Depois da decisão, nova cotação foi realizada para definir o valor de mercado e os preços iniciais para os sete lotes de 367 garrotes, 689 novilhas, 486 bezerros, 1.455 vacas, 45 touros, dois bois carreiros, dois bois marrucos. Adotou-se a média de valores avaliados em São Paulo (um dos maiores mercados do país), no Pará e no município de Redenção (PA).

Como participar do leilão - Para participar do leilão qualquer cidadão, pessoa física ou jurídica, deverá acessar a página http://www.conab.gov.br, entrar na Central de Informações Agropecuárias, em Comercialização, Bolsas de Mercadorias e buscar a Relação das Bolsas de Cereais, de Mercadorias Credenciadas pela Conab e suas respectivas associações. Depois, escolher a bolsa que preferir e entrar em contato por telefone com ela para fazer as ofertas. Somente as bolsas, em nome dos interessados, podem dar lances no leilão eletrônico.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.