VOLTAR

Comissão discute recomendações da ONU sobre direitos dos povos indígenas

Agência Câmara - https://www.camara.leg.br/noticias/
20 de Ago de 2021

Comissão discute recomendações da ONU sobre direitos dos povos indígenas
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na próxima sexta-feira (20) para debater as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos dos povos indígenas. Essas recomendações estão entre os temas da Revisão Periódica Universal (RPU), que verifica o cumprimento de metas sobre direitos humanos em várias áreas.
A Câmara dos Deputados e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos criaram um Observatório Parlamentar para monitorar as ações.
A audiência será no plenário 13, às 10 horas, e poderá ser acompanhada de forma virtual pelo e-Democracia.
Confirmaram presença no debate:
- o representante regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Jan Jarab;
- o coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Edinho Macuxi;
- o secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Antônio Eduardo Cerqueira de Oliveira;
- a representante do Instituto Socioambiental (ISA), Juliana de Paula Batista; e
- o ex-secretário de Justiça do estado de São Paulo, membro da Associação Internacional de Juristas e membro fundador da Comissão Arns, Belisario Santos Jr.
Entre as recomendações da ONU estão a de "aumentar a conscientização pública sobre questões de igualdade étnica e racial e combater a violência contra os povos indígenas"; e "estabelecer um mecanismo que possibilite decisões judiciais rápidas e corretas em conformidade estrita com a lei constitucional e internacional sobre os direitos territoriais dos povos indígenas". Veja as demais recomendações.
Da Redação - RS

Fonte: Agência Câmara de Notícias
https://www.camara.leg.br/noticias/794132-comissao-discute-recomendacoe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.