VOLTAR

Comissão aprova projeto que dispensa autorização para plantio de espécies nativas

Câmara dos Deputados - http://www2.camara.leg.br/
Autor: Reportagem - Janary Júnior Edição - Cláudia Lemos
05 de Mai de 2021

Sementes poderão ser coletadas em áreas protegidas; espécies não autóctones poderão ser usadas em projetos de sistemas agroflorestais ou plantios consorciados

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), proposta que dispensa de autorização ou licença do poder público as ações de restauração, recomposição e recuperação da vegetação original com espécies nativas.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) ao Projeto de Lei 5634/19, do deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA)."Precisamos incentivar e facilitar os processos de restauração", disse o relator.

A versão acolhida pela comissão expande a proposta original, que previa a dispensa de autorização apenas para o plantio de espécies nativas em propriedades rurais. O substitutivo prevê a medida para qualquer local.

Além disso, prevê que as sementes das plantas usadas na restauração da vegetação nativa poderão ser coletadas em áreas protegidas, como florestas nacionais e estações ecológicas. O texto permite ainda o uso de espécies não autóctones, desde que em projetos de sistemas agroflorestais ou plantios consorciados de espécies arbóreas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

https://www.camara.leg.br/noticias/754939-comissao-aprova-projeto-que-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.