VOLTAR

Combate a incêndios florestais no Ceará é intensificado

Ibama - www.ibama.gov.br
Autor: Mariângela Bampi
09 de Set de 2010

O Ceará está pegando fogo. A estação chuvosa foi curta, aumentando o período de estiagem que ocasiona o clima seco. Em época de preparar a terra para o plantio, que vai de agosto a novembro, queimadas são autorizadas pelo estado mas, ocasionalmente, fogem do controle e se transformam em incêndios florestais.

O Núcleo de Geoprocessamento da Superintendência do Ibama no Ceará, tem monitorado os focos de calor do estado e, com os dados coletados, planejam operações através da Divisão de Fiscalização, em parceria com o estado e o Corpo de Bombeiros para fazer a perícia e o combate aos incêndios. Este trabalho conta com os esforços de quatro brigadas formadas pelo Prevfogo, espalhadas por todo o estado.

O maior incêndio que está sendo combatido hoje, no estado do Ceará, fica na região de Canindé onde aproximadamente 3 mil hectares de Caatinga Arbórea já queimaram. Cerca de 50 homens trabalham no combate ao fogo, entre Bombeiros, Ibama e voluntários.

Através de imagens de satélite, estima-se que este incêndio tenha começado ainda no inicio do mês de agosto. A causa deste acidente pode ter sido a retirada de mel com o uso de fogo.

Segundo o coordenador do Prevfogo no Ceará, Kurtis François, a situação tende a piorar nos meses de outubro e novembro, que antecedem o período chuvoso.

http://www.ibama.gov.br/2010/09/combate-a-incendios-florestais-no-ceara…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.