VOLTAR

Coiab apoia oito distritos sanitários em campanha de vacinação contra a COVID-19

Coiab - https://coiab.org.br
26 de Set de 2023

Ações de projeto envolveram doação de insumos, equipamentos e campanha de sensibilização, vídeos, cartilhas direcionadas à vacinação

Publicada em: 26/09/2023 as 01:00

Durante nove meses de 2023, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira apoiou a vacinação contra a COVID-19 em sete regiões da Amazônia Brasileira. De forma a garantir um percentual elevado de indígenas imunizados, o DSEIs Alto Rio Purus (AC), Manaus, Alto Rio Negro, Médio Rio Purus, Vale do Javari e Médio Solimões (AM), Porto Velho (RO) e Palmas (TO), receberam equipamentos e materiais, como seringas, termômetros, caixas térmicas para os imunizantes, nebulizadores, macas, oxímetros de pulso, entre outros solicitados pelos Distritos.

Durante nove meses de 2023, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira apoiou a vacinação contra a COVID-19 em sete regiões da Amazônia Brasileira. De forma a garantir um percentual elevado de indígenas imunizados, o DSEIs Alto Rio Purus (AC), Manaus, Alto Rio Negro, Médio Rio Purus, Vale do Javari e Médio Solimões (AM), Porto Velho (RO) e Palmas (TO), receberam equipamentos e materiais, como seringas, termômetros, caixas térmicas para os imunizantes, nebulizadores, macas, oxímetros de pulso, entre outros solicitados pelos Distritos.

Entrega dos materiais da Campanha Amazônia Indígena vacinada para lideranças do Pará, Amazonas, Amapá, Maranhão e Rondônia. Foto: Isabel Babaçu/Comunicação Coiab

O DSEI Manaus e o DSEI Alto Rio Negro foram contemplados ainda com câmaras para conservação de vacinas e medicamentos, para aumento da capacidade de armazenamento de imunizantes e distribuição para os pólos-base.

O gerente de projetos, Luiz Penha Tukano, ressalta a importância dos apoios aos Distritos. "No histórico dos contatos com os povos indígenas, as doenças virais foram um vetor imenso de mortes nas comunidades, por vezes dizimando grupos inteiros. Sabemos que a vacinação é a melhor forma de conter o avanço de doenças como a COVID-19, sarampo, poliomielite, gripe, entre outras, e com o projeto Combate ao Coronavírus e apoio às campanhas de imunização da COVID-19 em povos indígenas da Amazônia Brasileira, atuamos para aumentar a capacidade operacional dos Distritos e garantir que a vacinação atinja altos índices nos territórios indígenas, e principalmente com os povos indígenas caminhando juntos".

Campanha Amazônia Indígena Vacinada

Dentre as ações do projeto, está a campanha informativa "Amazônia Indígena Vacinada", com a elaboração de informativos em formato de cartilhas, cartazes e cards para as redes sociais, vídeos e spots de áudio em parceria com o influencer indígena Cristian Wari'u, e vídeos informativos com as profissionais de saúde indígena Vanda Witoto e Cleia Baré.

Com essa estratégia, conseguimos atingir milhares de indígenas e não indígenas por meio das redes sociais da COIAB, sucesso garantido com protagonismo dos jovens indígenas abordando as temáticas das vacinas e dos cuidados necessários para prevenção à COVID-19. A campanha segue nas plataformas e poderá alcançar números ainda mais elevados.

No mês de julho, os materiais impressos foram distribuídos para os seis DSEIs incluídos diretamente no projeto, e ainda, para os Distritos Guamá-Tocantins, Porto Velho, Vilhena e Maranhão. Coordenadores regionais da Fundação Nacional dos Povos Indígenas também receberam, além de profissionais da saúde, gestores de organizações indígenas e comunicadores indígenas. Esta distribuição aconteceu durante o 2o Módulo da Formação em Gestão Pública para Lideranças Indígenas, realizado pelo Centro Amazônico de Formação Indígena (Cafi).

As cartilhas e cartazes estão disponíveis no site da Coiab.

Participação na 17ª Conferência Nacional de Saúde
Com a retomada da realização de conferências para elaboração de políticas públicas, em 2023 aconteceu a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília - DF. Por meio do projeto Combate ao Coronavírus, a Coiab viabilizou a participação de 05 lideranças indígenas da área da saúde.

Atuação dos jovens comunicadores indígenas

As ações de enfrentamento à COVID-19 desenvolvidas pela Coiab desde o início da pandemia foram diversas, desde apoio com kits de higiene, máscaras, materiais informativos, formação de comunicadores para manter as comunidades informadas e evitar o avanço de fake news, campanhas de arrecadação e campanhas informativas, até o desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento dos casos.

A estruturação da Rede de Jovens Comunicadores Indígenas da Coiab aconteceu primordialmente durante a pandemia, com o curso de formação Povos Indígenas Contra o Coronavírus (PIACC), que formou cerca de 40 jovens para atuar no diálogo entre as comunidades e a Coiab, fornecendo dados para o levantamento diário de casos de COVID-19 nos territórios, e levando informações de qualidade para as bases.

A partir desta atuação, as organizações de base da Coiab, junto da coordenação, buscam incluir os jovens comunicadores indígenas em todos os projetos, reconhecendo o potencial da atuação nos territórios. No projeto Combate ao Coronavírus e apoio às campanhas de imunização da COVID-19 em povos indígenas da Amazônia Brasileira, seis jovens participaram diretamente junto aos Distritos Sanitários nas coberturas de atividades.

A parceria com os DSEIs para apoio à saúde indígena e a imunização contra a COVID-19 é uma iniciativa da Coiab e contou com o generoso apoio da Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional, New Partnerships Initiative Expand e Sitawi Finanças do bem, por meio do Projeto Combate ao Coronavírus e apoio às campanhas de imunização da COVID-19 em povos indígenas da Amazônia Brasileira.

https://coiab.org.br/conteudo/coiab-apoia-oito-distritos-sanit%C3%A1rio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.