VOLTAR

Chuva não altera situação do Cantareira

FSP, Poder, p. A15
16 de Fev de 2014

Chuva não altera situação do Cantareira
Ontem, nível de água no principal sistema que abastece a Grande São Paulo era de 18,6%, ainda considerado crítico
Em Campinas, Alckmin autorizou o aumento da vazão para os rios da região, o que diminui o risco de racionamento

DE SÃO PAULO

A chuva que atingiu a Grande São Paulo anteontem, provocando alagamentos em dezenas de pontos da capital, não mudou a situação do sistema Cantareira, que abastece 9 milhões de pessoas na região metropolitana.

Segundo a Sabesp (companhia estadual de abastecimento), o volume de água armazenado nas represas é de 18,6% da sua capacidade. Níveis abaixo dos 20% configuram situação extrema.

Para aliviar a situação dos reservatórios, as chuvas precisam atingir as represas que ficam na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.

Nessa região, segundo a companhia, o volume de chuva acumulado até a manhã de ontem era de 31,6 milímetros. A média histórica para o mês é de 202,6 milímetros.

Mesmo com as chuvas que devem atingir maior volume em março, os reservatórios do sistema devem estar em situação crítica em abril.

A companhia atribui a situação crítica das represas aos níveis de chuva e de calor distantes das médias históricas. Janeiro foi o mês mais quente desde o início dos registros e teve menos de um terço da média de chuvas.

A Sabesp e o governo estadual têm monitorado os resultados do programa de economia lançado neste mês e que prevê desconto em troca da redução de 20% no consumo de água. A adesão tem sido considerada "satisfatória", embora seja cedo para mensurar os impactos.

Ontem, parte da capital paulista ficou em estado de atenção no início da tarde devido às pancadas de chuva.

Hoje, o tempo na cidade continuará instável, mas com menor potencial para alagamentos. Os termômetros marcarão entre 19oC e 26oC.

Em Guarulhos, um homem continuava desaparecido após ter sido tragado por um bueiro durante uma enxurrada na sexta-feira.

RACIONAMENTO

Em Campinas, no interior do Estado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou o aumento imediato da vazão do sistema Cantareira para os rios da região.

O acréscimo foi de um metro cúbico por segundo, o que representa um recebimento 25% maior de água na bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) vindo do sistema.

Em entrevista à afiliada da Rede Globo, o prefeito Jonas Donizette (PSB) afirmou que a medida afasta o risco de racionamento na cidade.

O início do racionamento estava previsto para amanhã, caso a chuva no final de semana ficasse abaixo do esperado.

FSP, 16/02/2014, Poder, p. A15

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/152470-chuva-nao-altera-situacao…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.